Título: EUA se queixam à OMC
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/09/2012, Economia, p. 10

Em reação às barreiras avalizadas pela presidente Dilma Rousseff nos últimos dias, os Estados Unidos decidiram levar o Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC). "Ficamos perplexos pela direção que o país toma", disse o embaixador norte-americano na OMC, Michael Punke. Em entrevista concedida a jornalistas em Genebra, o diplomata afirmou ter ficado "frustrado" com a decisão de elevar tarifas de importação para cem produtos.

Ogoverno brasileiro defendeu-se. "Não violamos absolutamente nada", rebateu o embaixador do Brasil na OMC, Roberto Azevedo. Pelas regras da organização, o Brasil tem o direito de elevar tarifas em até 35%, mas mantém uma média de impostos de cerca de 12%. Nos produtos contemplados pela medida adotada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), a elevação chegou a 25%.

Punke acusou ainda o governo brasileiro de impedir a reativação da Rodada Doha. Azevedo discorda. Afirma que alguns países é que estão fazendo isso, ao elevar subsídios agrícolas, medida que prejudica as exportações brasileiras.