Título: Lacerda culpa PT
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 18/09/2012, Política, p. 6

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, colocou nos antigos aliados do PT parte da culpa por não ter cumprido promessas feitas na campanha de quatro anos atrás. "Tivemos um planejamento em 2008 em que me baseei nas informações das pessoas que estavam na prefeitura e que, majoritariamente, como todos sabem, eram do PT. Então, se houve algum erro, não errei sozinho. Toda a estrutura da educação, da saúde e de outras áreas também falharam", argumentou. Lacerda se uniu ao PT há quatro anos, com a indicação de Roberto Carvalho (PT) para vice-prefeito. Os dois partidos, no entanto, romperam a aliança para a eleição deste ano.

O prefeito também creditou o não cumprimento de algumas promessas à crise econômica mundial em 2008 e à carência de mão de obra na área de engenharia de projetos, uma área que, de acordo com o candidato, foi sucateada ao longo de muitos anos. Mas defendeu o próprio legado. "Pode ter havido falha no planejamento, mas se você olhar o conjunto das nossas propostas de 2008 e o conjunto do que está sendo entregue, o saldo é muito positivo", comparou.

Entre as promessas de campanha que Lacerda admitiu não ter cumprido está a construção de unidades de ensino infantil, uma falha que vem sendo explorada pelo principal rival do prefeito na disputa, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananais (PT).

O candidato petista também critica o uso da máquina da prefeitura pelo adversário. "Estamos enfrentando uma máquina pesada e difícil", disse Patrus. Para contrabalançar as forças, o ex-ministro prometeu que vai apressar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), financiadas pelo governo federal, em alguns bairros de Belo Horizonte. "Vou urbanizar as vilas e favelas, concluir todas as obras do PAC e garantir que a população tenha acesso à saúde, abrindo efetivamente os centros de saúde nos fins de semana".