Valor econômico, v.19, n.4819, 21/08/2019. Especial, p. A7

 

Governo deve anunciar privatizações 

Aricia Martins 

Hugo Passarelli 

21/08/2019

 

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo deve anunciar hoje mais uma leva de privatizações de 17 empresas.

Ao participar da premiação do "Valor 1000", em São Paulo, ele destacou ainda medidas que o governo tem adotado para estimular a economia no curto prazo, como a liberação do FGTS.
O ministro disse que, a despeito de "barulhos" no dia a dia do governo, está confiante em relação ao andamento da reformas estruturais na economia brasileira. "Estamos tendo muito apoio do Congresso ao contrário do que se lê. Os votos refletem aliança de centro-direita."

Guedes voltou a afirmar que a proposta de reforma tributária do governo federal será convergente à que já está no Congresso e destacou que preferiria não ter que recorrer a um imposto sobre transações financeiras para bancar a desoneração da folha de pagamentos. "Sobre a reforma tributária, não vamos surpreender", disse, voltando a destacar que prevê a criação de imposto de valor agregado (IVA) dual, ou seja, com unificação dos tributos federais e adesão opcional.

O ministro informou que a reunião no Senado para o debate sobre o pacto federativo, realizado ontem em Brasília, foi positiva: "Ambiente tem muito barulho, mas sinais avançam bem".

Guedes reiterou que, após encaminhamento da reforma da Previdência, há expectativa de que os demais entes entrem na alteração das aposentadorias. "Há colaboração entre Senado e Câmara para reforma de Estados e municípios em PEC paralela", afirmou.

O ministro voltou a defender a transferência do Coaf para o Banco Central (BC) e disse que a autoridade monetária será independente o mais breve possível.

Independentemente de quem vença as eleições na Argentina, há preocupação em conversar com o Brasil, afirmou. "Falamos para a Argentina que vamos abrir [para acordos comerciais] ou vamos sair do Mercosul, e eles já mandaram recado que 'estamos juntos'", disse.