Título: Suplente evita polemizar e-mail
Autor: Mascarenhas , Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 14/09/2012, Política, p. 2
Estou aqui para defender interesses do governo, não posições individuais de quem estou substituindo." Assim o vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), suplente da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, comentou o episódio em que a titular da cadeira que será ocupada por ele no Senado foi flagrada lendo um e-mail em que Rodrigues era classificado como "homofóbico e evangélico".
A gafe ocorreu durante a sessão de anteontem, no plenário do Senado. O Correio fotografou o celular de Marta no momento em que ela mostrava a mensagem à senadora Lídice da Mata (PSB-BA) demonstrando preocupação com o perfil do suplente. O texto, segundo Lídice, foi enviado à ministra por representantes de um grupo de defesa dos direitos dos homossexuais. Na noite de quarta, a petista, que assumiu o Ministério da Cultura ontem, disse não se lembrar do e-mail em questão.
Antônio Carlos Rodrigues evitou a rota de colisão com Marta, mas se mostrou incomodado com o ocorrido. "Ela defende as coisas dela e eu, as minhas. É um direito dela", argumentou. O senador aproveitou para fazer dois esclarecimentos sobre o conteúdo da mensagem: "Eu não sou evangélico, sou católico apostólico romano. E nunca ouvi críticas de que sou homofóbico".
Na sessão em que se despediu do Senado, Marta procurou a colega na tentativa de evitar que o suplente assuma a relatoria de um projeto em tramitação na Casa que criminaliza a homofobia. A função era ocupada por ela até anteontem, quando se licenciou do mandato para comandar o ministério. "Após me mostrar o e-mail, preocupada com a causa, ela perguntou se eu toparia assumir a relatoria dessa matéria. Informei que precisava consultar minha bancada", esclareceu Lídice.
O Regimento do Senado não prevê que o suplente assuma automaticamente as relatorias que estavam a cargo do titular. Rodrigues tampouco se mostrou entusiasmado em acumular a função: "Não posso falar sobre esse projeto, pois não o conheço", disse, ao ser questionado se tinha interesse em relatá-lo.