Valor econômico, v.19, n.4818, 20/08/2019. Empresas, p. B5

 

Embraer investe US$ 30 milhões em expansão 

Stella Fontes 

20/08/2019

 

 

A Embraer anunciou ontem, na cerimônia de comemoração de seus 50 anos de história, que vai investir US$ 30 milhões na unidade de Eugênio de Melo, distrito de São José dos Campos (SP), que se tornará o centro global de tecnologia e engenharia da fabricante de aeronaves. As obras devem ser concluídas no quarto trimestre.

Os recursos serão aplicados na construção de quatro prédios, que elevarão a capacidade de funcionários de 1,5 mil atualmente para mais de 4 mil, nas áreas de manufatura, desenvolvimento, engenharia, testes estruturais e de sistemas, centro de formação de pessoas, entre outras atividades administrativas e de pesquisa. Em nota, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, disse que o anúncio reforça o compromisso com as pessoas "e com a comunidade local, que são parte da nossa visão estratégica de crescimento contínuo e sustentável."

A caminho de consolidar o acordo comercial com a Boeing, a Embraer vai transferir a unidade de São José, onde são montados os jatos comerciais, para a Boeing Brasil-Commercial, que será controlada pela Boeing. A unidade de Eugênio de Melo permanece com a companhia brasileira, assim como a fábrica de Gavião Peixoto (SP), que continuará com a divisão militar e receberá a de jatos executivos.

Um dos quatro novos prédios abrigará o centro global de engenharia e tecnologia da Embraer. Outra instalação será dedicada a atendimento e treinamento de clientes, com simuladores de voo e tecnologias de instrução de procedimentos técnicos a operadores de aeronaves. O projeto prevê ainda um prédio para áreas administrativas e um centro histórico dedicado aos 50 anos da Embraer e à indústria aeronáutica nacional.

A unidade de Eugênio de Melo tem 530 mil metros quadrados de área e iniciou operações em 2001.