Valor econômico, v.20, n.4774, 18/06/2019. Empresas, p. B4

 

Embraer fecha encomenda de US$ 1,9 bi com United Continental 

Rita Azevedo 

Cibelle Bouças 

18/06/2019

 

 

A fabricante brasileira de aviões Embraer informou ontem um contrato de US$ 1,9 bilhão com a United Continental, considerando o exercício das opções e os preços atuais.

A United Continental assinou, durante a feira Paris Air Show International, pedido firme de 20 jatos E175, com opção de outras 19 aeronaves. O diretor financeiro da companhia americana, Gerry Laderman, disse que a compra faz parte do plano de reposição de aeronaves. Os aviões, com 70 lugares, devem começar a ser entregues no próximo ano.

Segundo a Embraer, a encomenda será incluída na carteira de pedidos do segundo trimestre de 2019. As entregas estão previstas para o início do segundo trimestre de 2020.

Incluindo o novo contrato, a Embraer vendeu mais de 585 jatos E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013. O modelo é responsável por mais de 80% de todas as encomendas de jatos de 70 a 76 assentos da companhia.

"O E175, operado por nossos parceiros regionais, provou ser uma parte importante de nossa frota à medida que continuamos expandindo nossa linha aérea principal e proporcionamos uma experiência ao cliente cada vez melhor", disse Laderman, em comunicado divulgado ontem.

A Embraer assinou ontem também um contrato de longo prazo com a companhia aérea Azul para o suporte de peças reparáveis para a nova frota de jatos E195-E2 que será adquirida.

O jato E195-E2 é a segunda geração de aviões comerciais da família de E-Jets da Embraer e a Azul encomendou 51 unidades - a companhia será a primeira a ter aviões desse modelo. A expectativa é que a companhia aérea receba a primeira unidade já no segundo semestre deste ano.

O contrato assinado ontem tem duração de "vários anos", segundo a Embraer, e inclui serviços de engenharia e manutenção avançada de peças a partir dos armazéns de componentes da Embraer em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

A Azul aderiu ao programa de serviços da fabricante brasileira em dezembro de 2008, quando começou a operar os E-Jets da primeira geração, e mais recentemente ao Programa de Gestão de Manutenção. Com o novo contrato, a companhia aérea passa a ter cobertura para toda a sua frota de jatos Embraer.

O Programa Pool de serviços da Embraer atualmente apoia mais de 40 companhias aéreas em todo o mundo.

O E195-E2 é o segundo dos três novos modelos de aeronave da família de jatos E2 desenvolvidos para suceder a primeira geração dos E-Jets. Jatos do modelo E190-E2 já estão sendo operados pela norueguesa Widerøe, a maior companhia aérea regional da Escandinávia, e pela Air Astana, do Cazaquistão.