Título: Ameaça de ACM Neto a Lula é vetada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/09/2012, Política, p. 6

O candidato do DEM à prefeitura de Salvador, ACM Neto, que lidera as pesquisas de intenção de voto, teve ontem uma vitória na Justiça Eleitoral: conseguiu impedir que seu principal adversário, o petista Nelson Pellegrino, utilizasse na propaganda política o vídeo no qual o demista disse que seria capaz "de dar uma surra" no então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ameaça foi feita em um discurso no plenário da Câmara, no auge do escândalo do mensalão, em 2005. Para o juiz eleitoral Paulo Casali Bahia, na versão editada pelo PT, "parece haver desvirtuamento do seu contexto, de modo a distorcer a realidade e transmitir ao eleitorado a ideia de que o impetrante (ACM Neto) seria capaz de praticar atos de agressão contra qualquer pessoa, sem qualquer justificativa ou fundamento".

Em comício no último sábado, em Salvador, Lula também fez menção à história, afirmando que, "se esse cidadão teve coragem de dizer que queria bater no presidente da República, imagina o que vai fazer com o camelô em Salvador". ACM Neto reconheceu que exagerou: "Eu não tinha a experiência que tenho hoje. E, hoje, os réus do mensalão estão sendo julgados e condenados pelo Supremo Tribunal Federal", disse, no programa eleitoral do DEM.

Em São Paulo, o candidato do PSDB, José Serra, voltou a abordar o mensalão na propaganda eleitoral. "A imprensa está fazendo novas revelações, e elas dão conta de que (o governo) atuava no submundo buscando vantagens, subornando políticos, influindo em eleições e no Congresso. É preciso dizer não", defendeu o tucano.

Temer e Mendes falam sobre direito O vice-presidente da República, Michel Temer, participou, na noite de ontem, da abertura do 15º Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Na palestra, intitulada "Formação do Estado social de direito", Temer destacou a importância dos mecanismos jurídicos que garantem a manutenção dos entes federados — municípios, estados e Distrito Federal — e suas funções. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também participou do evento. Mendes discursou sobre como a Constituição assegura a estabilidade política do país e destacou o papel da Carta Magna na manutenção da democracia. O encontro ocorre até amanhã, na sede do instituto, na Quadra 607 da Asa Sul.