Valor econômico, v.20, n.4763, 03/06/2019. Brasil, p. A4

 

Safra reduz projeção para alta do PIB este ano 

03/06/2019

 

 

O Banco Safra revisou para baixo sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1% para 0,8%. Parte do ajuste pode ser explicada pela queda de 0,2% da atividade no primeiro trimestre, feitos os ajustes sazonais, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os primeiros indicadores antecedentes relativos ao segundo trimestre de 2019 também apresentam desempenho ruim, lembra o banco em relatório divulgado na sexta-feira passada.

"O mercado de trabalho até apresentou um resultado positivo em abril, mas as medidas ampliadas de desemprego permanecem próximas de suas máximas. Ao mesmo tempo, o crescimento esperado para a indústria em abril é pouco significativo", afirma.

O Safra calcula estabilidade da atividade no segundo trimestre e avanços de 0,6% no terceiro e no quarto. Para o banco, fatores como uma política monetária que pouco estimula a atividade, a queda dos indicadores de confiança e a piora das condições financeiras explicam "parte da letargia econômica".

A instituição financeira destaca, ainda, que o resultado do PIB nos primeiro três meses do ano "foi mais negativo" pela ótica da demanda "do que pela ótica da oferta, ou seja, houve aumento dos estoques no trimestre". Isso "cria um viés negativo para a atividade futura".

Por fim, o banco sugere corte da taxa básica de juros, condicionado a "uma evolução favorável" da reforma da Previdência, como maneira de estimular a economia. Além disso, a própria agenda reformista do governo federal "tem potencial de elevar os ganhos de eficiência e de produtividade doméstica, aumentando o produto potencial".