O Estado de São Paulo, n. 45808, 19/03/2019. Política, p. A6

 

Carlos 'toca' pedidos do pai em Brasília

Renato Onofre

19/03/2019

 

 

Vereador participa de reuniões na Câmara e no Planalto; presidente está em viagem aos EUA

Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, que cumpre agenda oficial em Washington, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) desembarcou em Brasília ontem para, segundo ele, cumprir missões dadas pelo pai. Embora não ocupe cargo no governo, Carlos postou nas redes sociais uma foto em que aparece despachando num gabinete.

“Em Brasília. Dentre muito o que conversar com amigos deputados federais e desenvolvendo linhas de produção solicitadas pelo presidente Jair Bolsonaro”, contou para seus seguidores no Twitter. Muitos reagiram lembrando que seu local de trabalho é na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A agenda em Brasília incluiu reuniões no Congresso e no Palácio do Planalto. Na maior parte do tempo, Carlos estava acompanhado do subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, José Vicente Santini, auxiliar do ministro Onyx Lorenzoni.

O vereador foi aos gabinetes do irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acompanha o pai na viagem aos EUA, e do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ).

O Estado flagrou Carlos ao telefone no corredor que dá acesso ao gabinete de Eduardo, criticando a comunicação do governo. A um interlocutor não identificado, o “02”, como é chamado por Bolsonaro, reclamava da área. O vereador foi responsável pela campanha do pai nas redes sociais. Ele chegou a ser cotado para cuidar da comunicação do governo, mas foi rifado após o seu desafeto Gustavo Bebianno vazar a informação.

Previdência. Por mais de uma hora, Carlos se reuniu com Helio Lopes a portas fechadas. Na saída, não quis falar com o Estado. No Twitter, escreveu que “é bacana dar e ouvir opiniões” e que discutiu “a nova Previdência e outros assuntos”.

Subtenente do Exército, o deputado do PSL, que venceu a eleição com o nome Helio Bolsonaro, tenta desde domingo acalmar representantes da caserna insatisfeitos com a falta de propostas claras para os militares de menor patente na reforma da Previdência.

No domingo, Bolsonaro usou o Twitter para dizer que ainda não conhecia a “versão do projeto de lei que trata da previdência dos militares” . Carlos referendou.

O Estado acompanhou Carlos pelos corredores da Casa. No 4.º andar, ele foi abordado por uma pessoa, mas a ignorou. “Não sou deputado. Sou vereador no Rio”, disse, sem parar de caminhar. No hall, ao perceber a presença da reportagem, decidiu descer pela escada os quatro andares e seguiu a pé para o Planalto acompanhado de Santini.

A assessoria da Presidência afirmou “desconhecer” que Carlos tivesse ido ao Planalto ontem. / COLABORARAM C.T. e TÂNIA MONTEIRO

'Linhas de produção'

“Em Brasília. Dentre muito o que conversar com amigos deputados e desenvolvendo linhas de produção solicitadas pelo presidente.”

Carlos Bolsonaro

VEREADOR (PSC-RJ), NO TWITTER