Título: Param 42% dos bancos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 22/09/2012, Economia, p. 16
Ontem, quarto dia de paralisação dos bancários, 9.092 agências e centros administrativos foram fechados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que representa 137 sindicatos nacionais. Há, no país, 21.714 desses estabelecimentos, o que indica adesão de 42% à greve. Os bancos não informam quantas agências estão paradas.
Os grevistas fizeram manifestações nas duas portas que dão acesso ao edifício sede do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul. No entanto, quem tentou entrar no prédio não foi barrado. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Brasília o protesto realizado ontem não previa impedir a entrada dos funcionários e sim chamar a atenção dos patrões, que segundo eles, se recusam a oferecer contraproposta à categoria.
Além de um reajuste salarial de 10,25%, os trabalhadores também pleiteiam melhores condições de trabalho e o fim da rotatividade. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), responsável por negociar com os funcionários, apresentou proposta de aumento salarial de 6%. Por meio de nota, a entidade afirmou que "a proposta de reajuste já foi apresentada aos trabalhadores". Afirmou também que pediu ao movimento sindical que "aponte eventual necessidade de um aumento maior, o que até agora não foi apresentado."
» Falta de diálogo
Os sindicalistas se queixam da falta de diálogo. "Os bancos perderam mais uma grande oportunidade para retomar as negociações e apresentar nova proposta aos bancários", disse o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, em nota.