Título: Espanha prepara nova rodada de cortes
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/09/2012, Economia, p. 13
A Espanha deverá anunciar amanhã outra rodada de medidas de austeridade para tentar reduzir o deficit do orçamento de 2013, o que intensificou os protestos de parte da população que vem sendo atingida pelas tentativas de colocar as finanças do país em ordem. O governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy estuda agora cortes de aposentadorias indexadas à inflação, aumento de taxas sobre transações acionárias, impostos sobre emissões de poluentes e eliminação de incentivos fiscais.
Rajoy já conseguiu passar cortes de 65 bilhões de euros para os próximos dois anos, mas precisa mostrar aos parceiros europeus de que o deficit pode ser reduzido em mais de 60 bilhões de euros até o fim de 2014. As medidas adicionais serão necessárias porque os dados econômicos já divulgados até meados do ano mostram que a meta de deficit para 2012 pode não ser atingida, uma vez que as previsões de arrecadação de impostos estão sendo frustradas pela contração econômica.
Revolta Enquanto isso, os protestos contra os cortes estão ficando mais agudos. Ontem, mais de 1.000 policiais fizeram barricadas diante do Parlamento, em Madri, para barrar manifestantes que pretendiam fazer uma corrente humana em volta do edifício. MIlhares de pessoas se reuniram em diferentes pontos da capital antes de marcharem ao Parlamento, afirmando estarem revoltados com o governo por ter injetado dinheiro público em bancosproblemáticos enquanto corta benefícios sociais.
A polícia usou balas de borracha para dispersar os manifestantes e 26 pessoas foram presas. Outras 60, das quais 27 policiais, ficaram feridas."Estamos protestando contra os cortes. Tive de abrir mão de meu apartamento", afirmou Ondina, uma aluna de pós-graduação de artes plásticas desempregada. Ela disse não poder sobreviver com um seguro desemprego de 260 euros (R$ 680) por mês.