O globo, n. 31351, 08/06/2019. País, p. 8

 

Para Mourão, movimento ideológico no governo reduziu

Júlia Cople

08/06/2019

 

 

Vice diz que Carlos se distanciou das polêmicas; em resposta, filho de Bolsonaro afirma estar com saudade do verdadeiro presidente

Briga sem fim. Mourão, vice-presidente, disse que Carlos sumiu de polêmicas
Ovice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou ter percebido uma “redução do ímpeto do núcleo ideológico do governo”

e que o vereador e filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos, se distanciou de polêmicas e sumiu das redes sociais. Mourão foi alvo várias vezes de críticas nas redes sociais por parte de Carlos. Em entrevista para o site da revista Época, Mourão afirmou que “alguém chegou para essa turma (os olavistas) e disse: ‘Chega’. Acho que o próprio presidente pode ter feito isso”. Já Carlos publicou na manhã de ontem em seu perfil no Twitter que estava com “saudades” do “presidente de verdade” do Brasil. Seu pai, Jair Bolsonaro, embarcou na quinta-feira passada para uma viagem oficial à Argentina e retornou ontem. Em seu lugar, como de praxe, ficou o vice Hamilton Mourão, sempre alvo de críticas de Carlos “Saudades do presidente que é pró-armamento da população e contra o aborto. Volte logo, presidente de verdade!”, escreveu Carlos na rede social.

Ataques nas redes

Em fevereiro, o vice Mourão disse que, para ele, o aborto deveria ser uma opção da mulher. Um mês antes, em referência ao primeiro projeto de flexibilização de porte e posse de armas do presidente Bolsonaro, o vice-presidente destacou que não via o decreto como uma medida de combate efetivo à violência.

Logo depois dos posicionamentos do vice, Carlos Bolsonaro passou a criticar publicamente o vice e acentuou as divergências. Compartilhar um vídeo do ideólogo de direita Olavo de Carvalho com críticas a militares publicado no canal do YouTube de Bolsonaro —posteriormente apagado.

O embate entre Carlos e Hamilton Mourão se acentuou após Mourão ironizar Olavo e dizer que ele deveria se ater à função de astrólogo. À época, o porta-voz Rêgo Barros disse que Bolsonaro desejava colocar um “ponto final” na discussão entre Carlos e Mourão.