O globo, n. 31350, 07/06/2019. Economia, p. 19

 

Censo: 4 gestores do IBGE deixam cargos

Daiane Costa

07/06/2019

 

 

Quatro coordenadores e diretores de área do IBGE entregaram ontem seus cargos por discordarem das ações da nova presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra. A informação foi antecipada pelo colunista do GLOBO Bernardo Mello Franco.

São eles Andrea Bastos, assessora da Diretoria de Pesquisas, responsável por substituir o Diretor de Pesquisas e principalinterlocutorajuntoaárea econômica da instituição; Marcos Paulo Soares, responsável pela definição da amostra nas pesquisas realizadas pelo IBGE; Barbara Cobo, da Diretoria de População e Indicadores Sociais; e a gerente Leila Ervatti. Mesmo com a entrega dos cargos, eles continuam como funcionários.

Durante o lançamento da Campanha Todos pelo Censo 2020, uma carta assinada pelos profisisonais do IBGE que entregaramoscargosfoidivulgada. Nela são feitas críticas à nova formulação do Censo.

“É notório que o processo de discussão acerca da definição dos questionários censitários não alcançou os objetivos desejados por todos os técnicos da Instituição”, ressalta a carta.

Roberto Olinto, que foi presidente do IBGE entre 2017 e 2019, criticou sua sucessora.

— Por que estamos aqui defendendo o Censo? Isso não faz sentido. Nunca foi preciso. Nunca precisamos do BID nem do Banco Mundial para fazer pesquisa. Somos exportadores de conhecimento — disse Olinto, sobre as declarações de Susana sobre buscar aconselhamento externo para a realização de pesquisas.