Título: Deputados na berlinda
Autor: Campos, Ana Maria ; Abreu, Diego ; Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 02/10/2012, Política, p. 2

Na conclusão da primeira parte do item sobre a compra de apoio político, o STF selou ontem a condenação de mais um deputado federal acusado de ter recebido dinheiro do mensalão. Pedro Henry (PP-MT) foi considerado culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O também deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) foi condenado por três crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção.

Os dois parlamentares se juntam a João Paulo Cunha (PT-SP). A denúncia contra o petista foi a primeira julgada procedente. Os três deputados admitem ter recebido dinheiro do esquema comandado pelo empresário Marcos Valério. Na avaliação da maioria dos ministros do STF, os repasses feitos para Henry e Valdemar ocorreram em troca de apoio político.

Responsável por denunciar o esquema de compra de votos, o ex-deputado Roberto Jefferson acabou condenado por lavagem de dinheiro. Na semana passada, o plenário já havia formado maioria pela condenação do ex-presidente do PTB por corrupção. Ele não escapou de ser incluído no rol de culpados com os políticos que denunciou. Resta a Jefferson torcer para que os ministros considerem a colaboração como atenuante para a redução da pena.

A condenação dos três parlamentares pode abrir uma crise entre o Supremo e a Câmara. Enquanto os ministros entendem que os deputados devem perder o cargo automaticamente após a condenação, o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), defende que haja um processo interno para a discussão sobre o destino dos congressistas condenados. (DA, AMC e HM)