O globo, n. 31360, 17/06/2019. Rio, p. 11

 

Mistério em Niterói

Gustavo Goulart

Leonardo Sodré

17/06/2019

 

 

Marido da deputada Flordelis é executado

Uma desavença em família pode estar por trás do assassinato do pastor evangélico Anderson do Carmo de Souza, de 48 anos, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis (PSD), executado com diversos tiros na garagem de casa, no bairro de Pendotiba, em Niterói, ontem de madrugada. Essa é a principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios da região, que analisa imagens de câmeras de segurança para tentar identificar a autoria do crime. Segundo agentes, um cachorro foi dopado, e não havia sinais de arrombamento, indicando que a vítima abriu o portão para quem o matou. Outras hipóteses, no entanto, não são descartadas pela polícia.

Flordelis contou a policiais militares que, após sair de um evento com Anderson, por volta das 3h30m, ficou com a sensação de estar sendo seguida por duas motocicletas. Segundo um registro feito pelo 12º BPM (Niterói), ela teve essa percepção quando o casal passava, de carro, pelo bairro de São Francisco.

Viúva fala em assalto

A deputada disse que, depois de entrar em casa, Anderson voltou à garagem porque teria esquecido algo no carro. Ela também contou que, ao ouvirem disparos — de acordo com peritos, o corpo do pastor tem pelo menos 30 perfurações de entrada e saída de projéteis —, parentes correram e encontraram seu marido baleado ao lado do veículo.

Durante entrevistas, Flordelis afirmou que Anderson foi vítima de um assalto. Emocionada, a deputada disse que o marido sacrificou a vida para tentar evitar que os criminosos entrassem na residência, onde vivem 55 filhos do casal, entre naturais e adotados.

— Mais uma violência, mais uma tentativa de assalto frustrada, que acabou provocando a morte de meu marido. Essa violência que está imperando no nosso estado tem que acabar de algum jeito, tem que recuar. Do jeito que está, não pode continuar. Quantos inocentes terão que morrer? Agora, são 55 filhos sem um pai —disse a viúva.

Anderson e a deputada federal estavam casados há 26 anos. Flordelis afirmou que, apesar de ter aberto o portão da garagem, o marido tentou evitar que os criminosos entrassem na casa da família:

—Eu só fui dar um passeio com meu marido, um passeio que acabou dessa forma, com ele perdendo a vida para tentar proteger a casa, a família. Ele tentou evitar, mas, infelizmente, abriu o portão da garagem. Ele tentou evitar que entrassem dentro de casa. Sacrificou a vida dele para proteger a família. Nós nunca tivemos arma dentro de casa. Meus filhos o socorreram, eu não pude ver. Não tinha condições emocionais.

Velorio em São Gonçalo

Ontem pela manhã, a cantora gospel Georgete Rocha foi até a casa de Flordelis. Ela disse que ficou sabendo da morte de Anderson pela amiga, e que, num primeiro momento, não acreditou na notícia:

— Ela me ligou às 7h. Eu não acreditei quando me disse “mataram meu marido”. Cheguei a perguntar: “É você mesma que está falando?”. Anderson foi um pai maravilhoso, teve uma trajetória linda. Ela está muito abatida, e os filhos choram muito.

Além de pastor, Anderson era presidente da igreja Ministério Flordelis — A Cidade do Fogo, no bairro do Mutondo, em São Gonçalo, e conferencista.

Anderson foi velado no Ministério Flordelis. Quando chegou ao local, a deputada se sentou ao lado do caixão e desmaiou, precisando receber atendimento médico. Depois, retornou e iniciou o culto de despedida ao marido.

— Se tem uma coisa que ele não ia gostar de jeito nenhum é ver os portões da igreja fechados num domingo. Nosso combinado era esse: se eu for embora num domingo, você faz o culto; se for você, eu faço. Chorando ou gemendo, mas conduzindo o culto, porque domingo é o dia do Senhor — disse Flordelis antes de dar a palavra a vários pastores.  O enterro de Anderson está marcado para hoje, às 11h, no Memorial Parque Nicteroy, no Laranjal, em São Gonçalo.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

‘Crime será investigado com rigor’, promete Witzel

17/06/2019

 

 

Pelas redes sociais, políticos e evangélicos lamentaram a morte. Amiga da família, ministra Damares está ‘profundamente abalada’

Pelas redes sociais, políticos e evangélicos se pronunciaram e lamentaram a morte do pastor Anderson do Carmo. Entre eles, o governador Wilson Witzel, que, na sua conta no Twitter, prometeu rigor na apuração do crime. “Lamento a morte do pastor Anderson Carmo, marido da deputada federal Flordelis. O crime será investigado com rigor pela @PCERJ. Meus sentimentos à família, especialmente à sua esposa e aos filhos”, escreveu Witzel.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também se manifestou pelo Twitter: “Estou profundamente abalada com a notícia do assassinato do meu querido amigo e pastor Anderson do Carmo, esposo da minha também amiga deputada @Flordelismk. Uma pessoa ímpar, exemplo para tanta gente. Pai de 55 filhos, a maioria adotivos”.

A deputada estadual Alana Passos (PSL) lembrou que o pastor e a deputada desenvolviam uma importante obra: “Flordelis foi a quinta deputada federal mais votada no Estado do Rio de Janeiro. Pais de 55 filhos, entre biológicos e adotivos, o casal possui belíssimo trabalho social de ressocialização de drogados e viciados na Igreja Ministério Flordelis, no Galo Branco, em São Gonçalo.”

O pastor Silmar Coelho, da Igreja Metodista Wesleyana, de Parque Vitória, em São Paulo, afirmou que a morte atinge a igreja: “Era um amigo leal que sempre apoiava o Comerj, Conselho de Pastores do Rio de Janeiro, e me fazia sentir respeitado e honrado. Consternado, abraço a família e os membros da Cidade do Fogo; abalado e triste por ver sua vida ceifada tão prematuramente. Perda irreparável, que nos faz chorar, lamentar e orar por sua esposa e filhos. Deus nos guarde e nos use para transformar o Brasil tão sofrido e que sangra por atos tão hediondos.”