O globo, n. 31357, 14/06/2019. País, p. 6

 

Presidente pede desculpas a Maria do Rosário

Gustavo Maia

Jussara Soares

14/06/2019

 

 

Bolsonaro cumpre decisão judicial e compartilha no Twitter texto de retratação por fala de 2014 sobre estupro

O presidente Jair Bolsonaro publicou ontem uma nota de retratação com um pedido de desculpas à deputada Maria do Rosário (PT-RS), no seu perfil no Twitter. Bolsonaro atendeu a uma determinação judicial por ter dito na tribuna da Câmara, em 2014, que não estupraria a parlamentar porque ela não merecia por ser “muito feia”.

Em decisão publicada no último dia 23 de maio, ajuíza Tatiana Medina, da 18ª Vara Cível de Brasília, determinou que Bolsonaro pagasse, em até 15 dias úteis, uma indenização de R$ 10 mil por danos morais à parlamentar e veiculasse uma nota de retratação, sob pena de multa diária. O prazo começou a contar no dia seguinte evenceu ontem.

Embate ideológico

“Em razão de determinação judicial, venho pedir publicamente desculpas pelas minhas falas passadas dirigidas à deputada federal Maria do Rosário Nunes. Naquele episódio, no calor do momento, em embate ideológico entre parlamentares, especificamente no que se refere à política de direitos humanos, relembrei fato ocorrido em 2003, em que, após ser injustamente ofendido pela congressista em questão, que me insultava, chamando-me de estuprador, retruquei que ela não merecia ser estuprada”, diz o início do texto.

Na nota, o presidente manifestou também “integral e irrestrito respeito às mulheres”. Apesar do pedido de desculpas, Bolsonaro reafirmou que fez a declaração sobre Maria do Rosário em meio à defesa de vítimas de estupros e ressaltou que, na ocasião, havia acabado de “defender uma pena mais severa aos autores de estupro e crimes contra a dignidade sexual”, no plenário da Câmara.

Bolsonaro listou ainda feitos referentes às mulheres desde sua posse como presidente, argumentando que “o protagonismo” do evento foi feminino, com o discurso da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente citou no texto que reforçou nos primeiros meses de governo a Lei Maria da Penha, permitindo a adoção de medidas protetivas de urgência para mulheres ou a seus dependentes, em casos de violência doméstica. A nota foi escrita pelo próprio presidente e por sua advogada, Karina Kuffa, no início da semana. O conteúdo do texto, no entanto, já vinha sendo discutido desde a semana passada. Segundo K arina, Bolso na rore agiu com tranquilidade à decisão de se retratar, mas quis que anota servisse para dar o contexto das declarações.

—Decisão tem que cumprir. Para ele, foi tranquilo isso. Fizemos um ano tapara retirara fala e esclarecer o contexto do que de fato ocorreu para que haja informação adequada ao cidadão. Ele não falou aquilo de forma aleatória. Falou dentro de um contexto e dentro de uma agressão que ele recebeu da Mariado Rosário. A intenção dele jamais seri ade agredir qualquer mulher — afirmou Karina Kuffa.