Título: Presença de Dilma não assusta
Autor: Maakaroun, Bertha ; Canêdo, Felipe
Fonte: Correio Braziliense, 03/10/2012, Política, p. 6

Marcio Lacerda minimiza a participação da presidente anunciada para hoje no comício do rival Patrus Ananias. Atual prefeito ganhou o apoio do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, demitido em 2011 Belo Horizonte — No dia em que Dilma Rousseff confirmou a presença no comício do petista Patrus Ananias, marcado para hoje, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), recebeu o apoio de um ex-funcionário da presidente. Para dar uma demonstração de proximidade com os partidos que integram a base de apoio do governo, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, esteve ontem na capital mineira para evento em apoio a Lacerda.

Sétimo ministro do governo Dilma a perder o cargo no ano passado, Lupi foi substituído por Brizola Neto (PDT-RJ) na pasta do Trabalho e reassumiu a presidência do PDT. Ontem, o pedetista entregou ao prefeito um manifesto de apoio. Depois de lembrar a trajetória de Lacerda em resistência ao regime militar, Lupi disse que o prefeito é como Dilma: "Você é como a presidente Dilma, nossa companheira, já que somos base de apoio dela, tanto o PSB quanto o PDT. Representa o resgate histórico de valores democráticos, republicanos, de pessoas que lutam por suas ideias".

Lacerda agradeceu o apoio do ex-ministro, e ainda minimizou a presença de Dilma no palanque do rival. "Mais de 95% da população já conhece os dois candidatos, os votos estão bem consolidados", analisou o prefeito. Segundo ele, trata-se de uma eleição municipal. "A decisão será do eleitor belo-horizontino. Mas a presidente será sempre muito benvinda a BH", acrescentou. Lacerda acredita que vencerá a eleição no primeiro turno. "As pesquisas, até agora, nos dão a vitória, mas temos de continuar trabalhando como sempre disse", afirmou, horas antes da divulgação da pesquisa Ibope que aponta o socialista com 44% das intenções de voto (53% dos voto válidos), contra 35% de Patrus (42% dos votos válidos). O instituto ouviu 1.106 pessoas entre 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), sob o número 00936/2012.

Com presença confirmada na última hora, Dilma Rousseff aterriza hoje em Belo Horizonte para participar de um comício em apoio a Patrus Ananias, na tentativa de impulsionar o petista para uma virada na reta final. Depois de ter matado a saudade dos palanques eleitorais na noite de segunda-feira, em São Paulo, quando defendeu a candidatura de Fernando Haddad (PT), ela confirmou, na tarde de ontem, a visita desta quarta-feira, acompanhada do vice-presidente Michel Temer, companheiro de partido do candidato a vice-prefeito Aloisio Vasconcellos (PMDB). "Somos um partido de chegada. E a Dilma vai ao berço do PT, no Barreiro, que é um bairro industrial. Será uma homenagem aos trabalhadores e vai certamente ajudar a campanha", afirmou Roberto Carvalho (PT), atual vice-prefeito.

"Somos um partido de chegada. E a Dilma vai ao berço do PT, no Barreiro, que é um bairro industrial. Será uma homenagem aos trabalhadores e vai certamente ajudar a campanha" Roberto Carvalho (PT), vice-prefeito de Belo Horizonte