Título: PSB quer vetar Lula em Fortaleza
Autor: Almeida, Amanda
Fonte: Correio Braziliense, 03/10/2012, Política, p. 6
Preocupado com a transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, o PSB quer barrar a presença do ex-mandatário no palanque do adversário. Depois de Elmano de Freitas (PT) crescer nas pesquisas embalado pelo uso da imagem de Lula em sua propaganda de TV, aliados de Roberto Cláudio (PSB), que tem o apoio do governador Cid Gomes e do irmão Ciro Gomes, ambos socialistas, vão pressionar o PT para que o ex-presidente não apareça na capital num eventual segundo turno entre os dois candidatos.
Apesar de ter a sua presença prometida pelo presidente do PT nacional, Rui Falcão, Lula não apareceu em Fortaleza no primeiro turno. A justificativa de aliados para a ausência é o envolvimento do ex-presidente na campanha em São Paulo. Sem Lula por perto, Elmano, que começou a corrida com 6% das intenções de voto (registrados na pesquisa Ibope de 30 de julho), investiu nas imagens do petista em seu programa eleitoral. "Temos o compromisso de Lula de que, se estivermos no segundo turno, ele vem nos apoiar", diz o presidente do PT na capital, Raimundo Nonato.
O PSB, nos bastidores, já reage à possibilidade de ver Lula no palanque de Elmano. Rompido com o PT depois de discordar do processo de escolha do candidato petista — Cid Gomes sentiu-se excluído das discussões lideradas pela prefeita Luizianne Lins (PT) —, o partido quer vencer na capital cearense para fortalecer os nomes do governador e de seu irmão numa corrida ao Senado em 2014. Nos bastidores, pressionam caciques petistas com o argumento de que o PSB é um "importante" aliado do governo da presidente Dilma Rousseff.
Apesar de negar preocupação com uma ida de Lula, o presidente do PSB em Fortaleza, Karlo Kardoso, acredita que o próprio PT deve repensar uma eventual viagem de Lula. "É algo que o PT terá que avaliar. Afinal, o PSB tem ajudado muito a presidente."
A disputa em Fortaleza é a mais acirrada entre as capitais e chega à reta final do primeiro turno ainda indefinida. Além de Elmano e Roberto Cláudio, Moroni Torgan (DEM), que liderava com folga no início da corrida mas foi ultrapassado pelos rivais, aparece nas pesquisas eleitorais com chances de ir ao segundo turno. Os três estão empatados tecnicamente.
"Temos o compromisso de Lula de que, se estivermos no segundo turno, ele vem nos apoiar" Raimundo Nonato, presidente do PT de Fortaleza