Título: Mercado volátil
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/10/2012, Economia, p. 14
As ações norte-americanas fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira, após um pregão volátil em meio a incerteza quanto ao possível pedido de resgate por parte da Espanha. O índice Dow Jones, principal referência da bolsa de Nova York, fechou com queda de 0,24%, em 13.482 pontos.
A Nasdaq, bolsa em que são negociadas principalmente ações de empresas de tecnologia, subiu 0,21%, para 3.120 pontos. O mercado também foi afetado por preocupações a respeito da próxima temporada de balanços das empresas, que começa na semana que vem.
O Dow Jones foi pressionado por ações cujo desempenho está fortemente ligado ao ritmo de crescimento econômico, incluindo Caterpillar e Boeing. A retração da demanda na Europa, que tende a entrar em recessão, tem representado um problema.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta terça-feira que um pedido de auxílio à União Europeia não é algo iminente (leia texto ao lado), apesar de ter sido noticiado que o país poderia pedir ajuda em breve. "O mercado está reagindo às notícias (sobre a Espanha) porque quer se consolidar após uma série positiva. Está fazendo dessa notícia algo maior do que ela é, apenas para transformá-la em uma desculpa para vender", disse o analista de mercados Frank Gretz, da Wellington Shields & Co.