Título: Espanha nega pedido
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/10/2012, Economia, p. 14

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, negou ontem que o pedido de ajuda à União Europeia (US) seja iminente. Ele se manifestou depois da divulgação de uma reportagem, citando fontes da UE, na qual se afirmou que o país poderia requerer auxílio no próximo fim de semana.

Autoridades europeias afirmaram que a Espanha está pronta para pedir que o Banco Central Europeu (BCE) comece a comprar seus bônus, mas que a Alemanha sinalizou ao país que espere momento mais apropriado.

A Espanha é o atual foco da atenção de investidores, em meio a dificuldades para reduzir um dos maiores deficits públicos da Zona do Euro e à segunda recessão em três anos.

Os juros pagos pela Espanha em seu bônus com prazo de 10 anos recuaram ontem, com investidores concentrando-se em sinais de que o governo no país pode estar aberto à possibilidade de pedir ajuda. O tesouro espanhol enfrentará um novo teste do apetite de investidores na quinta-feira, ao emitir bônus com vencimento em 2014, 2015 e 2017.

Rajoy também disse que chegou a um acordo sobre uma trajetória de consolidação fiscal para o próximo ano com os 17 líderes regionais com quem se reuniu ontem.

Portugal O ministro das Finanças de Portugal, Vítor Gaspar, falará hoje a jornalistas sobre o plano de resgate do país, na qual espera-se que ele detalhe novas medidas de austeridade. O governo disse que está considerando alternativas, incluindo elevar impostos sobre renda, ganhos de capital e ativos e um tributo sobre transações financeiras.