Título: Russomanno em queda
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Sefrim, Felipe
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2012, Política, p. 8

Nova pesquisa confirma tendência de retração nas intenções de voto para o candidato do PRB e aponta empate técnico com o tucano José Serra

A pesquisa Datafolha divulgada ontem levantou a dúvida, até semana passada impensável, se o candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, terá fôlego para disputar o segundo turno das eleições municipais paulistanas. O levantamento do Datafolha apontou, a quatro dias da disputa, um empate técnico entre Russomanno e José Serra (PSDB) — 25% e 23%, respectivamente. Um pouco mais abaixo, mas encostando no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, surge o candidato do PT, Fernando Haddad, com 19%. Em quarto, aparece Gabriel Chalita (PMDB), com 11%. “Vamos virar domingo em primeiro”, vaticinou um integrante da campanha tucana. A pesquisa corrobora a do Ibope divulgada um dia antes, que também registrou a queda de Russomanno.

Entre os quatro primeiros candidatos na corrida eleitoral, Russomanno é o único que caiu. Em comparação com o Datafolha da semana passada, o candidato do PRB perdeu cinco pontos percentuais — ele tinha 30% das intenções de voto. Serra e Haddad oscilaram um ponto percentual para cima. Chalita avançou dois na corrida eleitoral. A pesquisa também mostrou que o candidato do PSDB segue como líder isolado na rejeição. José Serra é repelido por 45% do eleitorado. Bem distante, aparece justamente Russomanno, com 26%. O petista Haddad tem 25% nesse quesito.

Apesar do índice, o comando da campanha do PSDB acredita que tenha conseguido justificar, perante o eleitorado, a rejeição provocada pelo abandono da prefeitura em 2004, um ano e quatro meses depois da posse, para concorrer ao governo do estado. Prova disso, ainda segundo a campanha de Serra, é o fato de ele ter subido nas pesquisas.

Ainda assim, Lula citou novamente o episódio do abandono da prefeitura no comício que fez em Guaianazes, ao lado de Haddad e da presidente Dilma Rousseff, na última segunda. No horário eleitoral, ele voltou a assegurar que cumprirá o mandato até o fim. Nas várias caminhadas, carreatas e comícios que fez, Serra tem dito que decidiu concorrer ao governo de São Paulo para evitar que “o PT fizesse no estado o que fez na prefeitura: arrombar as contas públicas”.

Periferia Haddad, como adiantou o Correio no fim de semana, intensificou a campanha na Zona Leste de São Paulo, tradicional reduto petista, mas que concentra a maior parte das intenções de votos no candidato Celso Russomanno (PRB), de acordo com os institutos de pesquisa. Ontem, Haddad e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram um minicomício improvisado em São Mateus, também na extrema periferia leste. “Estamos visitando redutos tradicionais do PT. Vamos governar para todos, mas devemos olhar para as pessoas mais sofridas”, justificou Haddad.

Antes do comício, Haddad comentou a queda de Russomanno nas pesquisas. “Está tudo como o previsto. Nossa campanha está bem posicionada e vamos ter um bom resultado no domingo.” Haddad evitou projetar um possível embate com Serra no segundo turno. “Estando no segundo turno, vou estar feliz. Vamos esperar as urnas”, declarou.

A pesquisa Datafolha foi realizada em 2 e 3 de outubro. Foram entrevistadas 2.099 pessoas. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) é SP-01536/2012.

O blog do bispo O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e apoiador de Celso Russomanno, elegeu Fernando Haddad como alvo preferencial. Num texto publicado ontem em seu blog, Macedo reproduziu um longo e-mail de alguém que assina como “Amigo” (assim mesmo, com maiúscula). O tal Amigo lista cinco razões para não se votar em Fernando Haddad e outras cinco para se eleger Celso Russomanno.