Título: Apostas confirmadas e mais 20 dias de guerra
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2012, Política, p. 2

Para os grandes partidos, o primeiro turno não trouxe derrotas acachapantes, nem vitórias estrondosas.No primeiro turno. Os grandes atores é que saíram consagrados.Eduardo Campos no Recife, Lula em São Paulo, Aécio Neves em Belo Horizonte,por exemplo. A busca da hegemonia,combinadaà continuidade do julgamento do mensalão no STF, deve produzir uma campanha com raios e trovoadas no segundo turno.

Comparando resultados e expectativas, o PT foi mais favorecido, na medida em que não colheu a derrota apregoada pela oposição e temida por seus próprios dirigentes. No final de agosto os candidatos do partido lideravam apenasemGoiânia e Rio Branco, e FernandoHaddad,em São Paulo, tinha apenas 14% de preferencia (Datafolha). O julgamento do mensalão atravessou a campanha e chegou às vésperas do pleito com José Dirceu e José Genoino na bica da condenação por corrupção ativa. Haddad cresceu e outros candidatos tornaram-se competitivos. O PT ganhou em primeiro turno em Goiânia e Rio Branco e emplacou candidatos no segundo turno de Fortaleza, João Pessoa e Salvador, além de São Paulo.

Na oposição, PSDB e DEM viram no pleito municipal a grande chance de virar o jogo que o PT vem ganhando há 10 anos. Ainda comparando expectativas e resultados, os resultados foram bons mas o PSDB esperava mais.O resultado em São Paulo acabou sendo um empate, por ora. Mais expressiva foi a vitória de Aécio em Belo Horizonte, apoiando o candidato do PSB. Os tucanos ganharam ainda em Maceió e vão disputar o segundo turno em Manaus, João Pessoa, Vitória, São Luiz e Teresina. Tem boas chances de, no final, ter mais prefeituras de capital que o PT. Deve se manter em segundo lugar em numero de prefeituras. Já o DEM apenas elegeu João Alves em Aracaju e levou ACM Neto ao segundo turno em Salvador.