Título: Favorito fica de fora
Autor: Chaib, Julia
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2012, Política, p. 9
A corrida pela prefeitura de Fortaleza (CE) foi marcada por surpresa. O candidato Moroni Torgan (DEM), que liderou as pesquisas de intenção de voto no primeiro turno, não só ficou de fora da segunda metade da disputa como amargou a quarta posição, com 13,72% dos votos válidos. Bompa- ra Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), que vão com tudo para o segundo turno. O petista recebeu 25,44% e o candidato do PSB, 23,32%. Logo atrás, veio Hei- torFerrer (PDT), com 20,97%.
Torgan chegou a ter 32% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Ibope de 30 de julho. Há poucas semanas, em 29 de setembro, no entanto, novo levantamento apontou empate técnico entre Claudio, Elmano e o democrata. Nas urnas, Torgan acabou perdendo a chance de correr atrás da vaga para prefeito no segundo turno.
As eleições para a prefeitura de Fortaleza também se tornaram um embate entre a atual prefeita, Luizianne Lins (PT), e o governador do estado, Cid Gomes (PSB), potenciais candidatos em 2014.0 resultado da eleição municipal pode influenciar o futuro político dos dois nas disputas pelo governo do Ceará, no caso de Luizianne, e para o Senado, no de Gomes. Por isso, cada um deles tratou de correr atrás de eleger os seus candidatos, para que, futuramente, recebam o apoio de volta.
A prefeita participou de eventos públicos para a campanha de Elmano Freitas, que tentou, inclusive, se aproveitar da força política de Luiz Inácio Lula da Silva e incluí-lo em seus comicíos. O ex-presidente, no entanto, não apareceu em Fortaleza no primeiro turno. A justificativa de aliados dele para a ausência foi o envolvimento de Lula na campanha em São Paulo. Elmano Freitas tem 42 anos e é advogado.
Deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio aproveitou a força política dos irmãos Cid e Ciro Gomes, seus apoiadores. O médico, de 36 anos, também teve como estratégia criticar a atual gestão, de Luizianne Lins. Além dos quatro primeiros colocados, concorreram à prefeitura de Fortaleza Renato Roseno (Psol), Marcos Cals (PSDB) e Inácio Arruda (PC do B), que ficaram em quinto, sexto e sétimo lugar, respectivamente.