Título: Unasul envia missão de companhamento
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2012, Mundo, p. 18

Pela primeira vez desde que ganhou o status de organização regional, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) enviou uma missão para acompanhar as eleições de ontem na Venezuela. O grupo foi chefiado pelo ex-vice-presidente argentino Carlos "Chacho" Álvarez, que também já chefiou a representação permanente do Mercosul. Ainda no sábado, os integrantes da missão acompanharam uma auditoria para verificação das urnas eletrônicas. De acordo com informações da Agência Brasil, foi acertado um consenso entre a Unasul e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para que a tarefa da delegação fosse definida como de "acompanhamento" do processo, e não de "observação", termo que poderia sugerir a suspeita de fraude.

Três autoridades brasileiras acompanharam a disputa entre Hugo Chávez e Henrique Capriles. O convite teria sido endereçado pelo próprio presidente venezuelano ao assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, ao alto representante do Mercosul, Ivan Ramalho, e ao diplomata Clemente Baena Soares, do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores. Autoridades do Parlamento Europeu também desembarcaram na Venezuela para seguir o pleito, que levou ao país um número inédito de jornalistas de diferentes países.

O pleito venezuelano também foi assistido de perto por outras organizações e personalidades. O Centro Carter, do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter (1977-1981), monitorou a eleição, assim como vem fazendo desde que Chávez se submeteu a um referendo para confirmar o mandato, em 2004. A missão enviada pelo centro era formada por autoridades eleitorais e cientistas políticos de países da região. Viajaram também para a Venezuela, com o objetivo de assistir ao processo eleitoral, o ator norte-americano Danny Glover, a ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1992, e a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba. Todos eles são simpatizantes do presidente Chávez. (RT)

"Obrigado ao meu amado povo! Graças a meu Deus! Graças a todos!" Hugo Chávez, presidente reeleito

"Quem entra no jogo tem que aceitar as regras" Henrique Capriles, candidato da oposição

54,4% Percentual de votos conquistados por Hugo Chávez segundo o anúncio oficial do Conselho Nacional Eleitoral.