Título: PSol mira duas capitais
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 10/10/2012, Política, p. 8
Além de conquistar a primeira cadeira no Executivo, com a eleição de Gelsimar Gonzaga para a prefeitura da pequena Itaocara (RJ), o PSol tem a possibilidade de emplacar dois prefeitos de capitais, o que faz da disputa de 2012 a mais expressiva para a legenda desde sua criação. Fundado em 2004 como reflexo de uma dissidência do PT, o partido assumiu a dianteira na corrida pela prefeitura de Belém, com o candidato Edmilson Rodrigues, que fechou o primeiro turno com 32,58% dos votos, uma pequena vantagem em relação ao candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho, que ficou em segundo lugar, com 30,67%. Em Macapá, o candidato do PSol, Clécio Luís, conseguiu levar para o segundo turno uma reeleição tida como certa para o prefeito Roberto Góes (PDT). Clécio obteve 27,89% dos votos e terá de enfrentar o favoritismo de Góes, que amealhou 40,18% no primeiro turno. "Estamos satisfeitos com o resultado final do PSol. Mesmo com 1 minuto na tevê, chegamos em primeiro lugar na disputa em Belém", comemora o presidente da legenda socialista, deputado Ivan Valente (SP).
O ano de conquistas da sigla, contudo, deve coincidir com uma baixa de peso no partido. Eleita em Maceió como a vereadora mais votada de Alagoas pela segunda vez consecutiva, Heloísa Helena já anunciou que irá deixar o partido que ajudou a fundar e pelo qual disputou a Presidência da República. Uma das principais estrelas do PSol, Heloísa Helena se prepara para aderir à legenda que será fundada por sua antiga companheira de PT, Marina Silva, no ano que vem, com vistas às eleições gerais de 2014.
Os bons resultados eleitorais conquistados domingo também transformaram o partido em um apoio desejado por muitos candidatos que passaram para o segundo turno. Em Florianópolis, por exemplo, Elson Pereira surpreendeu com quase 15% dos votos. Não foi ao segundo turno, mas seus eleitores passaram a ser alvo do desejo de César Souza Júnior (PSD) e Gean Loureiro (PMDB), que disputarão a prefeitura.