Título: Atraso de salário causa protesto
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/10/2012, Política, p. 15

Terceirizados que atuam na Procuradoria da Fazenda fazem manifestação na Esplanada. Cerca de mil pessoas estão nessa situação

Cerca de mil funcionários terceirizados do Ministério da Fazenda vinculados à empresa Delta Locação de Serviços e Empreendimentos Ltda. estão sem receber os salários. De acordo com os profissionais, este já é o segundo mês consecutivo em que a companhia retarda o pagamento — deveria ter entrado na conta no quinto dia útil do mês. Ontem, os trabalhadores, que são lotados na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, fizeram um protesto no local. Eles alertam que vão cruzar os braços caso o dinheiro não entre na conta até as 18h de hoje.

Os atrasos, porém, não são exclusividade da Delta. Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação de Serviços e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal (Sindiserviços/DF), esse tipo de situação é recorrente entre os prestadores de serviço na Esplanada dos Ministérios. O diretor da entidade de classe, Antônio de Pádua, conta que a maior parte dos problemas com a companhia tem ocorrido no pagamento dos benefícios complementares. Dessa vez, no entanto, a demora envolve o salário integral, e não há nem sequer uma previsão de liberação dos vencimentos.

A recepcionista Raquel Gonçalves de Oliveira, 30 anos, é funcionária na procuradoria há três anos. Ela diz que já acumula contas atrasadas. "Tenho compromissos a honrar. Nós precisamos do pagamento na data certa e, principalmente, de um respaldo da empresa sobre o assunto", reclama.

O Correio procurou o escritório da empresa em Brasília, que apenas respondeu que não vai se manifestar sobre o assunto. A reportagem não conseguiu contatar a sede da Delta, em Salvador (BA). O Ministério da Fazenda também não se posicionou. A Delta Locação de Serviços e Empreendimentos Ltda. não tem relação com a Delta Engenharia, atualmente investigada em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional.

» Oportunidades para oficial da PM

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) abriu seleção para admissão no curso de formação de oficiais em 2013. São oferecidas 81 oportunidades para homens, nove para mulheres e outras cinco para o Comando de Operações Terrestres (COTer). Por causa das atribuições do cargo, não haverá reserva de vagas para candidatos com deficiências. Os interessados devem ter diploma de nível superior em direito, entre 18 e 30 anos e altura máxima de 1,60m. As inscrições poderão ser feitas entre 5 e 27 de dezembro, pelo site www.pmmg.mg.gov.br/crs. A taxa será de R$ 108,94 e poderá ser paga até 28 do mesmo mês.