O Estado de São Paulo, n. 45882, 01/06/2019. Política, p. A14

 

Maia defende 'projeto' com PSDB em 2022

 

 

 

Daniel Weterman

01/06/2019

 

 

 

Presidente da Câmara afirma que há ‘convergência’ entre seu partido, o DEM, e os tucanos, que elegeram Bruno Araújo presidente da sigla

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um aceno ao PSDB para a eleição presidencial de 2022. Durante convenção nacional do partido, ontem, em Brasília, o deputado afirmou que deseja que as duas siglas estejam “fortes em um projeto único de geração de emprego e renda” daqui a três anos.

Após o evento, Maia negou que estivesse falando em uma fusão entre os dois partidos. “Isso envolve diálogo, como a gente vem fazendo. Temos muitas convergência”, disse. Segundo ele, PSDB e DEM devem estar juntos para, primeiro, reconstruir o País e, depois, em um projeto comum com outras legendas “para o futuro”.

O novo presidente do PSDB, o ex-ministro e ex-deputado Bruno Araújo, disse que é cedo para falar sobre eleições, mas afirmou que a legenda tem identidade com o DEM e que os dois partidos estão em constante diálogo. Araújo também incluiu o MDB ao comentar a possibilidade de uma conversa para a próxima eleição presidencial.

O PSDB elegeu ontem a nova direção do partido e formalizou Araújo como presidente nacional da sigla, em substituição ao ex-governador Geraldo Alckmin. A convenção tucana foi marcada por discursos defendendo a construção de um “novo PSDB”. Por outro lado, a ala antiga, que perdeu poder na legenda, deixou recados de que o partido precisa voltar “às origens” – Alckmin afirmou que o bolsonarismo “é uma mentira” (mais informações nesta página).

O governador de São Paulo, João Doria, conseguiu emplacar Araújo no comando da sigla. O novo presidente prometeu afastar o partido de “hesitações”. “Vamos nos transformar em um partido de posições. Vamos derrubar o muro. Vamos errar, mas vamos errar de um jeito novo. Não há chance de acertar sem coragem e o PSDB tem coração para acertar o destino do País”, discursou.

Doria foi ao evento com uma camiseta amarela com a inscrição “Novo PSDB”. “As raízes devem ser mantidas e preservadas. Não precisamos apagar nossa história, mas precisamos também construir a nossa história. É isso que o povo brasileiro espera do PSDB, que tenha raízes, respeite a sua história, mas que seja protagonista da história”, discursou o governador.

Ao chegar ao evento, Doria foi chamado de “presidente”. “Tenho confiança no Brasil, amo ser brasileiro. Antes de amar São Paulo, amo o meu País”, disse o tucano.

Antes de falar, Doria ouviu do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que colocar um aliado na direção da sigla não significa que ele pode mandar na legenda. “O governador Doria, pelo fato de ser governador de São Paulo, não passa a ter o direito de ser dono do PSDB. O PSDB não pode ter dono”, declarou.

Virgílio ainda fez um discurso de conciliação com Alckmin. Na eleição do ano passado, o prefeito de Manaus se opôs à candidatura do ex-governador ao Palácio do Planalto. “Eu quero olhar para frente. Que nunca mais se realize uma eleição para presidente da República sem prévias duras, debatidas e disputadas democraticamente.”

Presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso não veio e alegou motivos pessoais. FHC enviou um vídeo no qual disse que “pode mudar de nome, pode fazer coligação, mas no princípio não pode mudar”. “Tem que ser democrático e tem que ter lado, esse lado é do povo brasileiro.”

Ausente na convenção, o deputado Aécio Neves (MG), réu no Supremo Tribunal Federal, não foi citado nos discursos. O código de ética da legenda, que prevê a expulsão de filiados condenados na Justiça, não teve destaque nos discursos.

Juventude. A eleição de Julia Jereissati para a Juventude Nacional do PSDB causou atrito com outra ala do partido, ligada a Doria. Julia, sobrinha do senador Tasso Jereissati (PSDBCE), foi vaiada pelo grupo aliado ao governador.

 

- MURO

“Vamos nos transformar em um partido de posições. Vamos derrubar o muro. Vamos errar, mas vamos errar de um jeito novo. Não há chance de acertar sem coragem.”

Bruno Araújo

PRESIDENTE DO PSDB