Título: Patrus critica ex-parceiros
Autor: Novaes, Beto; Pimentel, Diana
Fonte: Correio Braziliense, 21/09/2012, Política, p. 6

O candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias (PT), participou ontem de um videochat promovido pelo jornal Estado de Minas. Disse que, se eleito, fará um governo de diálogo com a sociedade e citou iniciativas defendidas pelo partido dele, como o orçamento participativo, como exemplos de mecanismos de participação popular. E criticou a gestão do atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), que estaria fazendo um governo "aquém das suas possibilidades" e com pouco foco nas questões sociais. A aliança entre PT e PSB para a eleição de Márcio Lacerda, em 2008, foi criticada por Patrus, que afirmou que nunca apoiou o governo do atual adversário, apesar de ter respeitado a decisão do partido quando fez a opção de compor chapa com o socialista. No entanto, Patrus reforçou que o diálogo com o PSB não está fechado e que tem o apoio de "socialistas históricos".

"Não apoiei o governo dele, respeitei, mas prevaleceu a ideia da aliança. No entanto, para mantermos essa aliança, precisávamos reconstruir as bases, e duras críticas foram feitas ao prefeito em relação à cultura, questões sociais, restrição de acesso a espaços públicos da cidade. Ele fez a escolha pelo PSDB, deixando no barco nossos compromissos históricos", disse.

Sobre a participação de Dilma Rousseff em sua campanha, o petista disse que a presidente está "sintonizada" com sua candidatura, mas que não há nada acertado com relação à ida dela à BH. No entanto, Patrus minimizou a presença de Dilma. Disse que sua candidatura tem "cara própria". "Eu me apresento com a minha história", disse Patrus, que já foi prefeito da capital mineira e deputado federal.

O prefeito Marcio Lacerda, candidato á reeleição e líder nas pesquisas de opinião, lança hoje, ao meio-dia, o seu programa para um eventual segundo mandato. O governador Antonio Anastasia (PSDB) participará do evento. O candidato salientou que o documento contempla 12 áreas de governo, destaca o que foi feito nos últimos quatro anos, o que está em andamento e quais as prioridades para o próximo quadriênio. "Já fizemos as contas, é um programa perfeitamente viável", garantiu o candidato. "Queremos também discutir a cidade no longo prazo". Lacerda disse que estuda a criação de uma secretaria específica para pessoas com deficiência, mas que a prioridade, em um primeiro momento, é ter "gente muito qualificada no gabinete do prefeito" que entenda de acessibilidade.

Juiz nega liminar contra Geraldo Julio O juiz eleitoral João Maurício Alcoforado, responsável pelo registro de candidaturas no Recife, indeferiu a ação movida pelo PT que pedia a suspensão da propaganda institucional do governo de Pernambuco e a cassação do registro da candidatura de Geraldo Julio (PSB) à prefeitura. De acordo com o magistrado, não há, nas peças publicitárias do governo do estado, favorecimento da candidatura de Geraldo Julio nem foi verificado abuso de poder político. A ação foi impetrada no mês passado pelos advogados do candidato petista Humberto Costa por entenderem que o conteúdo da propaganda institucional do governo do estado era o mesmo da propaganda do candidato socialista.