Título: Dilma e Lula discutem estratégia
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 11/10/2012, Política, p. 7

A presidente Dilma Rousseff e um grupo de ministros mais próximos viajaram ontem para São Paulo com o intuito de discutir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o quadro do PT no segundo turno das eleições municipais e a participação de integrantes do governo — e dela própria—nessa etapa da campanha. Da comitiva presidencial participaram o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; da Secreta-ria-Geral, Gilberto Carvalho; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pi-mentel; e o secretário especial para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Esse foi o primeiro encontro de Dilma com Lula após a votação de domingo. Na reunião ministerial que a presidente fez na última segunda-feira, a análise era de que "Lula havia acertado" ao escolher um candidato — no caso, Fernando Haddad — para disputar a prefeitura de São Paulo. Haddad saiu de 3% para 28%, encerrando a disputa com um percentual de votos próximo ao do tucano José Serra (30%).

Nas mesmas conversas, Dilma havia definido que iria apenas a Salvador e São Paulo neste segundo turno, mas existe uma pressão grande do PT para que essa agenda seja expandida. Na terça, Lula comprometeu-se a viajar para Fortaleza em apoio a El-mano de Freitas e para João Pessoa, a fim de discursar no palanque de Luciano Cartaxo, além de intensificar as participações nos municípios da Grande São Paulo.