Título: 40% dos bancos fechados
Autor: Dinardo, Ana Carolina
Fonte: Correio Braziliense, 21/09/2012, Economia, p. 11

A greve dos bancários está ganhando corpo e já incomoda o governo, temendo desgaste com o eleitorado às vésperas do pleito municipal. Desde a última terça-feira, o total de agências fechadas aumentou 66%. Agora, são 8.527 pontos de atendimento prejudicados, quase 40% do total (21.714). "Estamos vendo que a greve está ainda mais forte do que a do ano passado, quando a paralisação durou 21 dias", disse presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.

Ele avisou que, hoje, a categoria fará uma reunião para definir os rumos da mobilização, na expectativa de que os bancos apresentem uma nova proposta de reajuste — os bancários pedem 10,25% de aumento contra 6% ofertados pelas instituições financeiras. "Nós mandamos uma carta à Fenaban (Federação Nacional de Bancos) dizendo que o comando de greve estará reunido em São Paulo. A entidade pode aproveitar essa data para fazer alguma proposta, caso queira", disse Cordeiro. Ontem, bancários, metalúrgicos, petroleiros e funcionários dos Correios se uniram, em uma manifestação em São Paulo, para cobrar uma resposta dos patrões às suas reivindicações.

A Contraf está disposta a não ceder em seus pleitos. "Enquanto houver resistência por parte dos patrões, a greve continua", disse o presidente da entidade. Além do aumento de 10,25%, a categoria pede melhores condições de trabalho e o fim da rotatividade no setor. A disposição dos bancários em manter os braços cruzados por tempo indeterminado incomoda a analista Hilária Gomes Azevedo, 36 anos. Para ela, é compreensível que os trabalhadores briguem por salários melhores, mas deve haver uma contrapartida importante: a melhora dos serviços.

Ministros convocados Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Planejamento, Miriam Belchior, serão convocados a dar explicações ao Congresso Nacional sobre o plano de reestruturação da carreira dos policiais federais. O deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) apresentou requerimento de audiência pública, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara, para debater o assunto. Agentes, escrivães e papiloscopistas, em greve há mais de 45 dias estão requisitando apoio de vários parlamentares. O Requerimento nº 177/2012 foi aprovado por unanimidade. As convocações ainda não têm data marcada. Além dos ministros, outras autoridades serão chamadas. "Estamos abrindo todas as portas possíveis. Sabemos que a decisão de não atender aos nossos pleitos é política e, para tanto, o diálogo é fundamental", disse Jones Leal, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal.

10 dias para Dilma O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa deu prazo de 10 dias para que a presidente Dilma Rousseff se manifeste sobre o mandado de segurança ajuizado pela Procuradoria-Geral da República na última segunda-feira. O chefe do Ministério Público da União, Roberto Gurgel, pede ao STF que mande o governo incluir no Orçamento de 2013 os recursos necessários para conceder reajuste de 29,53% a procuradores e servidores do órgão. Dilma incluiu na proposta orçamentária em tramitação no Congresso aumento menor, de 15,3%, o mesmo concedido à maioria dos servidores do Executivo e do Legislativo. Após receber as informações da Presidência, Barbosa, que é o relator do processo, decidirá se concede ou não a liminar pedida pelo MPU. Associações de magistrados, que também querem aumento de 29,5%, ingressaram com mandado de segurança com o mesmo pedido.