O Estado de São Paulo, n. 45933, 22/07/2019. Política, p.A5

 

‘Vou a qualquer lugar do território brasileiro’, afirma presidente

Mariana Haubert 

22/07/2019

 

 

Bolsonaro, que viaja à Bahia, minimiza risco de protestos por conta de declarações contra governadores do Nordeste

Com viagem prevista para amanhã para a Bahia, onde vai inaugurar o aeroporto de Vitória da Conquista, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que não teme ataques e protestos, como reação aos comentários feitos na sexta-feira passada em relação a governadores do Nordeste. Bolsonaro disse que vai a “qualquer lugar do território brasileiro”.

“A Bahia é Brasil. Sem problemas. Sou amigo do Nordeste, poxa. Se eu tenho um problema no Sul, não se fala região Sul, Centro-Oeste e Norte. Por que essa história? Vocês mesmos da mídia querem separar o Nordeste do Brasil. O Nordeste é Brasil, é minha terra e eu vou a qualquer lugar do território brasileiro”, disse ele, ao retornar ao Palácio da Alvorada após participar de culto evangélico e de almoçar em restaurante de Brasília.

Ao deixar o restaurante, Bolsonaro parou para tirar fotos com simpatizantes e perguntou: “Tem algum nordestino ofendido aí?” Pessoas próximas responderam negativamente.

Em conversa com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Bolsonaro disse na sexta-feira para “não dar nada” ao governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB. O áudio foi captado pela TV Brasil, emissora pública ligada ao governo. Há trechos inaudíveis da conversa e não é possível entender o contexto.

 

‘Paraíba’. Bolsonaro também foi acusado por Dino de ter usado expressão pejorativa para se referir ao Nordeste. Ele falou que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”. O termo “paraíba” é uma forma usada principalmente no Rio para se referir a migrantes nordestinos. No Twitter, o governador do Maranhão escreveu que Bolsonaro deveria se desculpar pela frase. “Mas o ódio impede um gesto de respeito e grandeza.” “Quem ficou ofendido? Quem?”, respondeu. Sobre uma visita ao Maranhão, afirmou que, se tiver um evento, iria. “O governo que mais dispensou recursos para o Nordeste fui eu até agora.”

 

“Sou amigo do Nordeste, poxa. (...) Por que essa história? Vocês mesmos da mídia querem separar o Nordeste do Brasil. O Nordeste é Brasil, é minha terra e eu ando qualquer lugar do território brasileiro.”

Jair Bolsonaro

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

 

“O ódio impede um gesto de respeito e grandeza.”

Flávio Dino

GOVERNADOR DO MARANHÃO