O globo, n.31397, 24/07/2019. País, p. 08

 

Contra Lula, corrente do PT trabalha por Haddad 

Sérgio Roxo 

24/07/2019

 

 

A corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT, intensificou nos últimos dias a pressão para que o candidato derrotado à Presidência da República e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assuma o comando do partido no lugar da atual presidente, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). A eleição vai ocorrer durante o congresso da legenda, em novembro.

A posição em favor de Haddad, hoje tida como dominante na CNB, contraria o desejo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defende a permanência de Gleisi. A deputada também tem intenção de continuar no posto. Haddad e Gleisi têm uma relação cordial publicamente, mas colecionam uma série de desavenças desde a campanha eleitoral do ano passado.

Um integrante da CNB com assento na Executiva da legenda afirma que com Haddad na direção, o PT deixaria claro à sociedade que pretende construir um projeto para voltar ao poder. Com Gleisi, em sua avaliação, a legenda se limita a fazer “resistência”.

Para não confrontar Lula, os integrantes da CNB não têm tornado pública a preferência pelo ex-prefeito. O silêncio foi quebrado no último sábado com a divulgação de um manifesto em favor de Haddad pelo presidente do PT do Rio, Washington Quaquá, integrante da corrente.

Com o título “Calma, Haddad vem aí”, o texto — publicado pelo site Brasil 247 — afirma: “Então a boa notícia que o PT pode dar ao povo brasileiro a partir de novembro, quando termina a sua fase de congressos, é o chamamento ao professor Haddad para assumir o comando do partido e a partir dele, chamar o país à união em torno de objetivos democráticos, de Justiça e felicidade para o povo, que se traduzem em luta para que todos tenham casa, comida e trabalho”.

— As discussões precisam ser feitas à luz do dia. Não tenho nada contra a Gleisi, mas o Haddad fala mais com a sociedade. Foi o nosso candidato a presidente da República. Se o Lula não estiver habilitado em 2022, eleé o candidato a presidente. Então, ele é o melhor nome para ampliar a nossa relação com a sociedade —afirmou Quaquá.

Haddad não manifesta claramente a intenção de disputar a presidência do PT. No último dia 18, em entrevista ao programa da jornalista Míriam Leitão na GloboNews, o petista afirmou que o partido está se “repensando e irá compor uma nova direção em novembro”. Segundo o presidente do PT do Rio, Haddad condicionou assumir a missão se houver concordância de Lula.