O globo, n.31397, 24/07/2019. Economia, p. 18

 

PIB com Bolsonaro fica para trás 

Míriam Leitão 

24/07/2019

 

 

A Câmara aprovou a reforma da Previdência, o risco-país despencou ejá há quem aposte que a Selic fechará o anoa baixo de 5%. Mesmo assim, a média de crescimento do PIB no governo Jair Bolsonaro deve ser uma das mais baixas do mundo, segundo levantamento inédito feito pelo economista Marcel Balassiano, da Fundação Getúlio Vargas( FGV ). Ele analisou 60 projeções de merca dopara o período de 2019 a 2022 emes mocoma aprovação da Previdência o país teria crescimento médio de apenas 2% ao ano. Nesse cenário, o Brasil ficará atrás da América Latina (2,1%), do mundo (3,5%), e muito atrás dos emergentes (4,6%). De uma amostra de 193 países, o Brasil ficaria em 150º lugar no ranking do PIB. A reforma da Previdência evita o pior cenário, ma sela sozinha não é capaz de acelerar o ritmo .“Para diminui ressa diferença par aos outros país e sé preciso melhorar o ambiente de negócios, aumentar os investimentos, a produtividade, entre outras reformas ”, explicou Balas si ano. Ontem, o FMI cortou as projeções do país para este ano e o próximo.

MÉDIA DO CRESCIMENTO DO PIB* GÁS NO FIM DO TÚNEL

O governo criou um comitê para fiscalizara aberturado setor de gásea quebrado monopólio da Petrobras. Entre especialistas, o clima é de otimismo, embora ninguém se arrisque a dizer com precisão quando os preços começarão a cair e em que magnitude. De início, o ministro Paulo Guedes falou em um choque de energia barata em 60 dias. Depois, prometeu preços à metade em dois anos. Ontem, falou em redução de 40% no mesmo período. No mercado, há quem aposte que o processo pode levar de seisa oi toanos, por causados investimentos em infraestrutura que terão que ser feitos e para que não haja quebra de contratos. A certeza é que os ganhos não serão de curto prazo.

MIGRAÇÃO À VISTA

A prévia da inflação de julho veio baixa, em 0,09%, pelo IPCA-15. Os especialistas estão apostando em um corte dos juros já na reunião do Copom da semana que vem. O Bank Of America projeta uma queda de 0,5 ponto, para 6%, masa maior parte do mercado prevê redução de 0,25 ponto. É o caso de ArturIgn arra, da gestora EnterCapital. Ele chama a atenção para o efeito dissona bolsa, que fica mais atraente para o investidor. Histo ricamente, cada ponto percentual amenos nos juros significa sete mil pontos amais no Ibo vespa. O BofA prevê a Selic em 4,75% ao fim deste ano.

DESTAQUE DA BOLSA

As empresas que prestam serviços de energia, transporte e água são destaque na bolsa este ano. O Índice de Utilidade Pública (Util), que reúne ações desses ramos, disparou mais de 30%, deixando para trás os setores imobiliário, de consumo e financeiro. O economista Felipe Viana, sócio da Valor Investimento, explica que esse papéis subiram na contramão da quedadas projeções do PIB .“São empresas que têm receitas mais constante seque não dependem tanto dos ciclos de crescimento. Quando o mercado entendeu que a economia não iria mais crescer 3%, esses papéis se valorizaram. A aprovação da Previdência também ajudou, porque vai permitir novos cortes da Selic ”, disse.

FALA QUE EU TE ESCUTO

A Boa Vista ouviu cerca de mil empresários da indústria, do comércio e dos serviços no segundo trimestre e divulga hoje a pesquisa. Vários índices apontam para uma piora na percepção da economia. A intenção de investimentos na indústria teve forte queda, e diminuíram as projeções de faturamento nos três setores no ano. O medo da inadimplência subiu de 12% para 28% na indústria, tendência também vista no comércio e nos serviços. Pelo lado positivo, o varejo ficou mais otimista em relação à queda do endividamento e elevou a propensão à tomada de crédito para investir.