Título: Morte de Ulysses não foi registrada
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2012, Política, p. 7

Ulysses Guimarães foi vigiado por arapongas até o acidente que tirou sua vida, há 20 anos. Porém, não há relatos sobre a data da fatalidade

Por muitos anos, o deputado Ulysses Guimarães foi vigiado pelo serviço secreto brasileiro, mesmo após a redemocratização, em 1984. Vários relatórios mostravam a atuação do parlamentar, inclusive no período constituinte, quando presidia os trabalhos na Câmara. Porém, nenhum dos quase 900 documentos produzidos até 1992 pelo Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica (Cisa) e Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) falam sobre a queda do helicóptero, em Angra dos Reis (RJ), que matou Ulysses, sua mulher dona Mora, o senador Severo Gomes e a esposa, há exatos 20 anos. O desaparecimento do Senhor Diretas, como era chamado, chocou o país e, até hoje, o seu corpo foi o único, entre as demais vítimas, que não foi encontrado.

Deputado por 11 mandatos, Dr. Ulysses — tratamento recebido pelos colegas de Congresso — se notabilizou no cenário político como um dos mais severos adversários do regime militar. A atuação é relatada em documentos do acervo do Arquivo Nacional. Por exemplo, em um relatório de maio de 1978, quando policiais colocaram cães para impedir sua entrada na sede do PMDB em Salvador. "Soldados da minha pátria: sei que estão aí contra a consciência de vocês. Vocês são assistentes e juízes e quem defendem vocês somos nós", disse Ulysses aos militares, conforme relato do Serviço Nacional de Informações (SNI).

A SAE, o serviço que sucedeu o SNI, focou as invetigações sobre o Senhor Diretas mais no período em que ele disputou a Presidência da República, em 1989, ou quando ele presidiu a Câmara. Nos arquivos disponíveis, não há detalhes sobre a morte do deputado, somente textos que retratam sua liderança no PMDB. "Formado por diversas facções, o PMDB vinha se mantendo graças à atuação de seu presidente, Ulysses Guimarães. O deputado, visando a sucessão presidencial, tenta manter seu partido unido, inclusive tentando anular pretensões da esquerda, liderada por Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, de cindir o partido e formar uma nova legenda", diz um relatório da SNI, de maio de 1988, antecipando a criação do PSDB.

Impacto No momento da morte, aos 76 anos, Ulysses havia passado por um dos piores momentos de sua carreira, ao ser derrotado na eleição para a presidência. Pouco antes do acidente, ele havia liderado o impeachment de Fernando Collor de Mello e retomado a liderança no Congresso. "O Dr. Ulysses fez parte de um dos movimentos mais importantes da história do Brasil. Ele resistiu à ditadura e conseguiu dar a volta por cima", conta o senador Pedro Simon (PMDB-RS). "Nós recebemos a notícia da morte dele quando estávamos em um momento de vitórias, com o impeachment e a posse de Itamar Franco", acrescenta.

Simon estava em um hospital em Porto Alegre acompanhando um parente quando recebeu um telefonema anunciando a morte do deputado, na noite do dia 12 de outubro de 1992. "Foi um choque, um banho de mágoas e um sentimento ruim. A notícia da morte do Dr. Ulysses foi uma paulada que levamos", afirma o senador, um dos políticos mais próximos ao ex-presidente da Câmara.

"Nós recebemos a notícia da morte dele quando estávamos em um momento de vitórias, com o impeachment e a posse de Itamar Franco. Estávamos em uma situação de boas expectativas quando recebemos esse impacto" Pedro Simon, senador (PMDB-RS)