Título: Da sustentabilidade à economia
Autor: Prisco, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 21/09/2012, Cidades, p. 27

O Pensar Brasília continua a debater aspectos importantes para o desenvolvimento do Distrito Federal. Em sua terceira fase, o projeto vai analisar um dos principais pontos da capital da República, com uma reflexão sobre as questões de habitação e moradia. A expansão territorial da cidade, a construção de casas populares e os desafios para a garantir qualidade de vida para toda a população serão os temas das próximas discussões.

Até o fim do ano, o Pensar Brasília ainda vai debater dois temas muito importantes para a cidade: sustentabilidade e desenvolvimento econômico. O primeiro aborda questões como o planejamento urbano, utilização consciente dos recursos naturais, práticas ecológicas e melhorias para o futuro sustentável do DF.

A Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014), que terão sede em Brasília, oferecem uma grande oportunidade para o crescimento da cidade. Questionar e apontar as melhores formas de aplicação desses recursos são o foco da quinta edição do Pensar Brasília que tratará sobre o desenvolvimento econômico.

Projetos grandes como a Cidade Digital, o Parque Tecnológico do DF e a ampliação do Polo JK — que vai atrair indústrias e investimentos para a região — estão na pauta de preocupação dos gestores do GDF e da sociedade civil organizada para dinamizar a economia de Brasília. Outras preocupações são a expansão da atividade econômica, que é dependente do serviço público, e a ampliação da quantidades e da qualidade de empregos.

Projetos concretos

Na opinião do diretor de Comercialização e Marketing do Correio Braziliense, Paulo Cesar Marques, o Pensar Brasília é importante exatamente por isso. "Nossa intenção é promover discussões que possam se transformar em projetos concretos para melhorar a qualidade de vida no Distrito Federal", afirmou. A superintendente de Comercialização e Marketing Publicitário do Correio, Maria Valda Cesar, ressalta que o Pensar Brasília veio para ampliar e consolidar debates. "Temos a proposta de discutir temas de grande importância. Queremos mostrar os caminhos para o futuro", disse.

A primeira edição do projeto discutiu o transporte público do Distrito Federal. No debate, estiveram presentes o subsecretário de políticas de transportes da Secretaria de Transportes, Luiz Fernando Messina; o presidente da diretoria-executiva da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha; e o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Aldo Paviani.