Correio braziliense, n. 20476, 13/06/2019. Cidades, p. 21

 

Mulher assassinada a tiros

Mariana Machado

Sarah Peres

13/06/2019

 

 

Violência » O crime ocorreu em um apartamento no Cruzeiro Novo. A vítima era casada com o síndico, autor dos disparos. Ele teria a intenção de atingir dois ex-moradores, com quem tem antigas desavenças. Um deles ficou ferido em estado grave

Uma discussão entre  o síndico e dois ex-moradores de um prédio terminou com uma mulher morta a tiros e um homem ferido, em um apartamento da Quadra 1405 do Cruzeiro Novo, na noite de ontem. Francisca Náidde de Oliveira Queiroz, 57 anos, esposa do atirador, Joenil Queiroz, morreu na hora, e a segunda vítima, atingida por dois tiros, foi levada ao Hospital de Base em estado grave. Policiais militares prenderam Joenil , o síndico,em flagrante. Sargento da Aeronáutica, ele não teria a intenção de matar a companheira, e prestava depoimento na 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) até o fechamento desta edição.

O Correio apurou que o crime ocorreu devido a um acerto de contas entre o síndico e os ex-moradores, identificados como Francisco de Assis, 42, e Marcelo Soares Brito, 40. Os dois não moravam mais no prédio, mas teriam ido visitar duas primas de Francisco que ocupam o antigo apartamento deles. Antigas desavenças teriam motivado a discussão, segundo moradores. Os três, além da mulher de Joenil, conversavam no térreo, mas o síndico pediu para que o grupo se dirigisse ao apartamento dele, no terceiro andar.

Após uma discussão, vizinhos escutaram os disparos. A mulher de Joenil teria sido atingida ao entrar na frente de um dos ex-moradores no intuito de defendê-lo. Francisco levou um tiro na cabeça e um no tórax, e Marcelo conseguiu fugir. O síndico correu atrás do segundo, mas foi detido por policiais em frente ao prédio, atrás do terminal rodoviário do Cruzeiro. Militares apreenderam com ele uma pistola calibre .380.

Testemunhas

As duas primas de Francisco, que moram no prédio onde ocorreu o crime, relataram que ele e Marcelo foram à casa delas para buscar um computador. Quando estavam no térreo do edifício, durante a despedida, Joenil chegou armado. “Ele chegou mandando eles subirem para conversar, dizendo: ‘Vamos lá conversar, que  vou te mostrar quem é homem. Agora vamos resolver!’. Francisco, segundo as duas, respondeu: ‘Calma, seu Queiroz, o que foi?’”. Os homens e a mulher do síndico subiram. Em seguida, as primas telefonaram para a PM, pedindo socorro.

O registro do flagrante aconteceu na 5ªDP, no entanto, a apuração detalhada sobre o caso ficará a cargo da 3ªDP (Cruzeiro).