Título: Reforço presidencial em Salvador e Manaus
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2012, Política, p. 4

Dilma confirma comícios na Bahia e no Amazonas. Em São Paulo, PT altera data por causa do último capítulo de Avenida Brasil

O PT garante que não tem medo de José Serra e do PSDB, mas provou ontem que teme a Carminha. O comando da campanha do candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, trocou de sexta para sábado o primeiro grande comício — com a presença confirmada da presidente Dilma Rousseff — que fará no segundo turno das eleições municipais. Tudo para evitar a concorrência do último capítulo da novela Avenida Brasil, na qual, entre outras coisas, será desvendado quem matou Max, parceiro da vilã Carminha. Como os dois eventos estavam marcados para a mesma hora, os petistas concluíram que ninguém sairia de casa para ver Haddad.

O comício, marcado para o Ginásio do Canindé, no Pari, Zona Norte da capital paulista, contará também com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Miriam Belchior (Planejamento) e Marta Suplicy (Cultura), além da deputada federal Luiza Erundina (PSB). "Nós mudamos por um problema de agenda da presidente", disse ao Correio o responsável por marcar os compromissos do petista, o deputado estadual Simão Pedro. "As pessoas podem ver a reprise da novela no sábado", desconversou.

A presidente definiu que vai a três capitais neste segundo turno. Além de São Paulo, participará de comícios em Manaus, apoiando a candidata do PCdoB, Vanessa Grazziotin, e em Salvador, ao lado do candidato do PT, Nelson Pelegrino. Na semana passada, a presidente acertou pessoalmente com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a viagem para Manaus.

Dilma havia prometido marcar presença ainda no primeiro turno, mas por falta de espaço na agenda, acabou não comparecendo. O resultado, apesar de garantir Vanessa no segundo turno contra o candidato do PSDB, Arthur Virgílio, não foi nada bom para a comunista. Enquanto o tucano recebeu 40,78% dos votos, a senadora teve 19,89%.

Os números desanimaram a presidente. Dilma estava preocupada em associar a própria imagem a uma candidatura com grande chance de derrota. Confirmou a ida a São Paulo para ajudar Fernando Haddad e a Salvador para alavancar Pelegrino, mas não demostrava disposição para deslocar-se ao Amazonas. Ela chegou a emitir sinais de que "os candidatos que estiverem em condições difíceis no segundo turno deveriam viabilizar-se antes de contar com a presença dela".

Mudança de rota No entanto, uma reunião com Lula mudou tudo. Ele mostrou a Dilma a importância de ambos unirem esforços para derrotar Arthur Virgílio, apontado pelo ex-presidente como um dos responsáveis pela derrota do governo na votação da CPMF, em 2007. Dilma estará em Manaus na próxima segunda-feira. "A data inicial era 18 (quinta), mas a presidente alegou problemas de agenda e pediu a troca da data para a segunda", confirmou ao Correio o secretário-geral do PCdoB, Valter Sorrentino.

Dilma também subirá no palanque em Salvador. Ela já havia acertado a presença com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), antes mesmo da eleição de 7 de outubro. O candidato do PT, Nelson Pelegrino, disputa o segundo turno contra ACM Neto (DEM). A diferença entre ambos era grande e o DEM chegou a afirmar que poderia vencer ainda no primeiro turno. Mas Lula foi à capital baiana e a candidatura petista decolou.

O comando da campanha do PT marcou o evento com Dilma para sexta-feira. Por uma questão de agenda, está decidido que serão dois comícios — um com Dilma e outro com Lula. Os baianos querem a presidente ainda esta semana, e não acham uma boa ideia um comício no domingo. "É dia de praia, né?" brincou um integrante da coordenação da campanha.

Viagem à Argentina O ex-presidente Lula viaja hoje para a Argentina, onde permanece até quinta. Ele vai almoçar com a presidente Cristina Kirchner e participar de um evento em Mar Del Plata chamado Fórum Idea, tradicional encontro empresarial do vizinho portenho. O ex-presidente deve retomar a agenda eleitoral tão logo retorne da Argentina, mas ainda não está definido onde. São Paulo e as gravações para o horário eleitoral gratuito do maior número de candidatos possível são as prioridades.