Título: Primeiro e último turno
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 06/10/2012, Política, p. 6

Em pelo menos nove capitais brasileiras, as eleições devem acabar na noite de domingo. Em Maceió, Palmas, Boa Vista, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Aracaju e Natal, a expectativa é que os favoritos vençam a disputa no primeiro turno. Entre essas cidades que conhecerão o próximo prefeito já neste fim de semana, o PMDB sai na frente: deve faturar duas prefeituras. Os candidatos que já estão com a vitória quase assegurada, entretanto, não vão descansar até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgue o resultado do primeiro turno. A maioria vai fazer campanha hoje, observando as regras eleitorais. A legislação permite a distribuição de santinhos, a realização de caminhadas, carreatas e passeatas até as 22h. São proibidos apenas comícios.

O PMDB é o partido que tem o maior número de candidatos com grande margem de vantagem. Em Boa Vista, a deputada federal Teresa Surita lidera as pesquisas, com 54%, segundo o último levantamento Ibope. Em segundo lugar, Mecias de Jesus (PRB) está 35 pontos percentuais atrás da líder. Outro peemedebista que chegará às eleições com tranquilidade é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Levantamento do Ibope divulgado na última terça mostrou que ele segue na liderança, com 57%. Marcelo Freixo (PSol) tem 18% e um segundo turno está praticamente descartado.

Desistência

Maceió é uma das três capitais nordestinas que devem ter as eleições definidas no domingo. Lá, o candidato tucano, Rui Palmeira, que já liderava a disputa com 48% das intenções de voto, teve a vida facilitada após Ronaldo Lessa (PDT), que somava22%, anunciar ontem que desiste da disputa. A decisão ocorre um dia depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar o registro de sua candidatura devido à não quitação, dentro do prazo, de uma multa eleitoral de 2004.

Já o PT só tem chances de faturar no primeiro turno a prefeitura de Goiânia. Lá, o atual prefeito, Paulo Garcia, lidera as pesquisas com 41%, bem à frente do deputado federal Jovair Arantes (PTB), que tem 11%. Em Palmas, quem lidera é Carlos Amastha (PP); em Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT); em Aracaju, o favorito é João Alves Filho (DEM); em Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB); e em Porto Alegre, José Fortunati (PDT) devem levar no primeiro turno.

Outro tucano que despontou como favorito é o candidato à prefeitura de Vitória, o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas. Mas a situação dele não está confortável. De acordo com a última pesquisa Ibope na capital, entre 18 e 20 de setembro, Luiz Paulo caiu três pontos percentuais, mas ainda lidera, com 43% das intenções de voto. Lu-ciano Rezende (PPS) está em segundo, com 22%, e a ex-ministra da Secretaria da Mulher Iriny Lopes (PT) ocupa a terceira posição, com 16%.