Título: Tarifas cairão 26%, em média
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 06/10/2012, Economia, p. 13

A estimativa de redução média de 20% nas contas de luz a partir de 2013, em virtude da renovação das concessões e da diminuição do peso de encargos, será, na prática, reforçada com mais 6% resultante do chamado terceiro ciclo de revisão tarifária. O levantamento foi divulgado ontem pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), ao sublinhar que o seu segmento (distribuição) será o menos afetado pelas renovações. Com maior impacto sobre a tarifa final, os ramos de transmissão e de geração sofrerão perdas de receita com a amortização de linhas e usinas já pagas pelos consumidores.

O presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, acredita que, como seu segmento já terá os preços reduzidos na revisão tarifária, não deverá sofrer concessões. "As distribuidoras já estão sendo impactadas pelo terceiro ciclo e estão dando sua contribuição para a redução de tarifas", ressaltou. Ele avisou também que as empresas deverão pedir em bloco a renovação das concessões que vencem de 2015 a 2017 até 15 de outubro, prazo final para manifestarem interesse. Mas elas vão incluir uma ressalva para o caso de as condições de renovação virem a mudar.

Há quase dois anos, as associadas da Abradee reclamavam da demora do governo em definir se renovaria as concessões do setor elétrico, para evitar a insegurança jurídica e não perturbar o planejamento financeiro. Em 11 de setembro, o Planalto anunciou o pacote elétrico com prazos estreitos e duras condicionantes às empresas. A maior dúvida ainda está nos valores que serão fixados para as tarifas dos novos contratos. (SR)