O Estado de São Paulo, n. 45912, 01/07/2019. Política, p. A8

 

Heleno vai a protesto e faz ataque a ‘derrotistas’

 

 

 

 

Renato Onofre

Eduardo Rodrigues

Gabriela Biló

01/07/2019

 

 

 

Ministro-chefe do GSI também chama de ‘esquerdopatas’ críticos de governo no G-20

 

RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASILCarro de som. Augusto Heleno, ministro do GSI, discursa ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro durante ato em Brasília

 

De camisa amarela, boné azul e óculos escuros, o ministrochefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Augusto Heleno, encarou o sol de meio-dia de Brasília e subiu no carro de som para falar aos manifestantes que se aglomeravam na manhã de ontem em frente ao Congresso. Um dos principais auxiliares do presidente, Heleno entusiasmou a plateia: criticou os “esquerdopatas”, afagou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e classificou a passagem de Jair Bolsonaro pelo Japão, onde participou do G-20, como “histórica”.

Foi a primeira vez que um membro do primeiro escalão do governo participou diretamente de atos pró-governo desde que Bolsonaro assumiu a Presidência. Na manifestação anterior, em maio, o presidente chegou a solicitar aos seus ministros que não se envolvessem nos atos, já que, inicialmente, havia convocação para defesa de pautas antidemocráticas como fechamento do Congresso.

Heleno, que integrou a comitiva presidencial no Japão, juntou-se à manifestação tão logo desembarcou no Brasil. Ele ficou ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

“O ministro Moro teve coragem de abandonar 22 anos de magistratura para se entregar à Pátria sem ganhar nada, ao contrário”, afirmou ele, enquanto manifestantes aplaudiam e puxavam gritos de “Moro, Moro, Moro!”.

Heleno afirmou ainda que os “esquerdopatas e derrotistas” fracassaram ao prever mau desempenho do Brasil no G-20.

“Hoje é um dia histórico para esse País. O presidente do Brasil volta de Osaka devidamente homenageado pelos grandes chefes de Estado do mundo. Foi recebido com todas as honras não só pelo governo japonês, mas por todos que estavam lá, incluindo o presidente (Emmanuel) Macron, a presidente (Angela) Merkel, o presidente (Donald) Trump e todos os outros dignatários dos países”, disse.

Do gramado da Esplanada, centenas de manifestantes de camisas verde e amarela filmavam e celebravam discurso. Para Bia Kicis, a presença de Heleno ajudou a animar o ato e fez com que ele até durasse um pouco mais do que o previsto. Em sua avaliação, a adesão o foi significativa. “É um bom recado do povo ao Congresso”, disse.

Cinco carros de som e quatro bonecos infláveis foram usados, entre eles, um de Moro vestido de super-herói e outro de Lula de presidiário. Pouco depois das 13h, os bonecos foram esvaziados e os manifestantes se dispersaram. A Polícia não divulgou a estimativa de público.