O Estado de São Paulo, n. 45970, 28/08/2019. Política, p.A12

 

PSL Lança Joice em São Paulo com aval de Bolsonaro

 

Ricardo Galhardo

28/08/2019

 

 

 

Líder do governo no Congresso foi citada como pré-candidata da sigla à Prefeitura; partido do presidente já tem nomes no Rio e em Curitiba

Com aval do presidente Jair Bolsonaro, o PSL lançou ontem o nome da deputada Joice Hasselmann, líder do governo no Congresso, para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2020. O lançamento, pelo senador Major Olimpio, líder do governo no Senado e rival de Joice no partido, foi feito no momento em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tenta atrair dissidentes do PSL para fortalecer seu projeto presidencial.

Segundo o presidente do PSL, Luciano Bivar, Joice é o terceiro nome confirmado pelo partido para as eleições do ano que vem. Além dela, a sigla já bateu o martelo pelos deputados estaduais Rodrigo Amorim, no Rio, e Fernando Francischini, em Curitiba. A eleição de 2020, de acordo com o dirigente, é fundamental para pavimentar a candidatura de Bolsonaro à reeleição em 2022.

Conforme Bivar, Bolsonaro vai participar da campanha do ano que vem apoiando seus candidatos nas principais cidades, mas apenas nos locais onde não haja disputa entre aliados. “O presidente não vai participar onde tiver duas pessoas apoiando ele. Bolsonaro quer fortalecer a direita e a base. Isso é fundamental para o restante do governo e para 2022”, disse.

O PSL está em processo de escolha dos nomes em Belo Horizonte, João Pessoa e Recife, mas deseja lançar candidatos em outras capitais. Segundo Joice, o presidente tem mantido conversas sobre as eleições há pelo menos um mês e meio.

A escolha do nome da deputada, que teve mais de um milhão de votos na eleição para a Câmara no ano passado, passou por um esforço de reconciliação com Major Olimpio. Os dois têm um histórico de atritos, alguns deles públicos, dentro do partido e no Parlamento.

Ontem, em um evento voltado a empresários da área de infraestrutura, em São Paulo, eles trocaram afagos. “Todo mundo sabe que tivemos atritos, até com dificuldade de lembrar do que foram os atritos, mas o PSL e o presidente Bolsonaro têm procurado candidaturas fortes no ano que vem. Então, fica o desafio, Joice, para que você possa amadurecer a ideia e pense com muito carinho na possibilidade de se colocar como pré-candidata à Prefeitura de São Paulo”, disse o senador.

Ao Estado, Joice respondeu afirmativamente. Segundo ela, o apoio de Olimpio e a unidade do PSL paulista eram obstáculos à candidatura. “Tudo caminha para o sim. Não poderia dizer sim sem que a Executiva estadual de São Paulo estivesse unida. Quando ele diz que eu sou a candidata, isso acalma meu coração e muito em breve, publicamente, darei um sonoro sim para este desafio.”

Segundo ela, a candidatura foi objeto de conversa com Bolsonaro, quando ele fez um balanço da eleição municipal nas principais cidades e sugeriu que gostaria de ter uma mulher no comando do terceiro maior orçamento do País. “Há um mês e meio, a gente falou rapidamente sobre a importância de ter candidatos fortes nas grandes capitais. Depois me chamou de prefeita em uma solenidade no Palácio”, disse Joice.

 

PSDB. A amizade com Doria fomentou boatos sobre uma possível ida de Joice para o PSDB. O governador já recrutou o suplente de senador Paulo Marinho e o deputado Alexandre Frota, que já disse em entrevista estar à disposição para conversar caso ela queira ir para o PSDB. Ontem, a deputada descartou essa hipótese.

“Não tem nenhuma possibilidade de eu ir para o PSDB. As pessoas têm que entender que sou amiga do Doria antes de conhecer o Bolsonaro. E, mesmo amiga do Doria, optei pelo PSL. Eu sou Bolsonaro e só deixo de ser Bolsonaro se ele não me quiser. Mas disso eu duvido”, afirmou aos risos a parlamentar.

 

‘Prévias’. Em reação ao “lançamento de Joice para a disputa do ano que vem, o deputado estadual Gil Diniz, líder do PSL na Assembleia Legislativa, disse ao Estadão/Broadcast que o partido vai promover prévias para definir seu candidato à Prefeitura e que a legenda não vai lançar um nome que seja “linha auxiliar do PSDB”. / COLABOROU PEDRO VENCESLAU