Título: Defesa rebate as acusações
Autor: Mader, Helena ; Abreu, Diego ; Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2012, Política, p. 2
Em memorial entregue ontem aos ministros do Supremo Tribunal Federal, a defesa do ex-ministro José Dirceu rebateu o voto do relator do mensalão, Joaquim Barbosa. A principal estratégia usada pelo advogado José Luís Oliveira Lima foi a de questionar a credibilidade do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, corréu no processo e responsável pelas denúncias de participação de Dirceu no esquema.
Segundo o defensor, a acusação se baseou em um "suspeitíssimo depoimento". "Os autos provam que Jefferson somente criou suas denúncias contra Dirceu após ser flagrado em episódio de corrupção nos Correios", destaca, em 11 páginas. A defesa voltou a citar os depoimentos de testemunhas que isentam a participação de Dirceu no esquema de compra de apoio político.
Também rebate acusação de que o empresário Marcos Valério viajou a Lisboa, para um encontro com representantes da Portugal Telecom, por ordem do então ministro da Casa Civil. "Todas as testemunhas inquiridas sob juramento afastam qualquer possibilidade de envolvimento de José Dirceu. Se a viagem em si é capaz de suscitar dúvidas, a própria CPMI dos Correios concluiu, em seu relatório final, que a "Conexão Lisboa" envolvia outros interesses e personagens sem relação com o ex-ministro da Casa Civil", observa o advogado.
A defesa de Dirceu acrescenta que não há provas de que ele conhecia os empréstimos tomados pelo PT. Oliveira Lima refuta também que Dirceu tenha participado de reuniões para tratar da compra de apoio parlamentar ao governo Lula. O julgamento de Dirceu será retomado na terça-feira. (AMC, DA e HM)