Título: Delta está na mira
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2012, Política, p. 7

Na quarta-feira, um dia após o depoimento de Leréia, a comissão fará uma sessão administrativa para votação de requerimentos. Um grupo de deputados defende que os pedidos a serem apreciados devem ser os que tratam da quebra de sigilo de 12 empresas fantasmas abastecidas pela empreiteira Delta, no foco do escândalo.

Mas o pedido não é tratado abertamente. Procurado ontem pelo Correio, o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), não falou sobre o assunto. Alegou, por meio da assessoria de imprensa, que estava participando da campanha política em cidades do interior de Minas Gerais. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), não foi localizado pelo mesmo motivo: está ajudando correligionários nas campanhas municipais.

O Deltaduto, canal de financiamento de campanhas políticas a partir de repasses milionários de recursos da construtora Delta para 18 empresas fantasmas identificadas pela CPI do Cachoeira, já soma R$ 421 milhões e pode até dobrar o valor quando dados inconsistentes remetidos à comissão forem atualizados. Odair Cunha havia prometido apresentar, até 30 de setembro, um balanço completo de toda atividade financeira da quadrilha. O cruzamento das informações indica que boa parte do dinheiro foi sacada em junho, setembro e outubro de 2010, antes da eleição. O valor ultrapassa o dos recursos identificados no escândalo do mensalão.