Título: Mais de 70 projetos em tramitação
Autor: Castro, Grasielle
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2012, Brasil, p. 8

A fila para inclusão de disciplinas é extensa. Pelo menos 70 projetos de lei tramitam no Congresso Nacional com a sugestão de outros temas que os alunos deveriam estudar. Entre os assuntos estão extensão rural e desenvolvimento rural sustentável, direitos humanos, direito ambiental, organização dos poderes, cultura e paz. As justificativas vão desde a importância da matéria para o desenvolvimento econômico, a relevância da evolução histórica na construção desses direitos ao destaque que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário têm na vida dos brasileiros.

Diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz critica a atitude dos parlamentares. Para ela, é preciso parar de pensar que a escola vai resolver todos os problemas da sociedade. "Claro que as instituições de ensino são espaços para tendências e debates, mas não precisa virar disciplina. Algumas nem fazem sentido quando separadas de outras matérias. O ideal é tratar esses temas relevantes para a formação do cidadão de forma transversal em diversas disciplinas."

Em nota ao Senado Federal, o Ministério da Educação argumentou que assuntos contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como a esfera individual são frequentemente tratados em sala de aula. A pasta citou temas como saúde, gênero, educação para o consumo, diversidade cultural entre outros.