Título: Bronca interrompida
Autor: Ribas, Sílvio ; Pompeu, Ana
Fonte: Correio Braziliense, 05/10/2012, Economia, p. 10

O telefonema entre a presidente Dilma Rousseff e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, caiu quando ela tentava cobrar explicações dele para as falhas no fornecimento de energia no país. "Claro que a presidente está preocupada. Ela me ligou, inclusive, para saber (os detalhes), mas a ligação caiu", confidenciou Chipp, pouco antes de entrar em uma reunião de emergência em Brasília.

Ele veio à capital federal, no começo da tarde, para participar da segunda reunião em menos de 15 dias, novamente para discutir a interrupção no serviço de energia elétrica em larga escala. A tensões no setor vêm crescendo também no campo regulatório, desde quando a presidente anunciou uma medida provisória para antecipar as renovações de concessões com duras condições, incluindo a redução das tarifas.

As autoridades envolvidas sabem do particular interesse de Dilma sobre as questões envolvendo o sistema elétrico nacional, conhecido como "o setor da presidenta". Ontem, ao longo do dia, os telefones da sede do ONS, no Rio de Janeiro, permaneceram ocupados. Quando a caixa postal era acionada, uma mensagem informava que a rede estava sobrecarregada. (SR)