O Estado de São Paulo, n. 45959, 17/08/2019. Política, p. A8

 

Filiação de Frota vira ato de Doria para o 'novo PSDB'

Pedro Venceslau

17/08/2019

 

 

Em evento sem tucanos históricos, novo deputado da sigla diz que não se constrange com Aécio: ‘O PSL tinha o Queiroz’

O governador João Doria organizou ontem um ato político para anunciar a filiação do deputado Alexandre Frota ao PSDB, conforme foi antecipado Estado. O parlamentar foi expulso do PSL a pedido do presidente Jair Bolsonaro, após ter criticado o governo.

Antes de fechar com o PSDB, Frota negociou sua transferência com o DEM, PRB, PP e PR. A opção pelos tucanos foi fruto da relação do deputado com Doria, que foi apoiado por ele na disputa pelo governo paulista no ano passado. O apoio a Doria contrariou a direção do PSL paulista.

Frota tentou evitar perguntas dos jornalistas na sala de eventos do diretório do PSDB, mas foi abordado no estacionamento e acabou respondendo sobre o que pensava em relação ao fato de estar no mesmo partido do deputado Aécio Neves (MG), flagrado pedindo um empréstimo de R$ 2 milhões ao empresários Joesley Batista, da JBS. “Não fico constrangido em estar no partido que tem o Aécio. Eu estava num partido que tinha o Queiroz”, respondeu o deputado, citando o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Assembleia do Rio, Fabrício Queiroz, alvo de investigação por movimentações “atípicas” em sua conta bancária.

No ato, Doria disse que a amizade com Frota precedia a política e vinha dos tempos que ambos trabalhavam na televisão. O governador lembrou que Frota e a hoje líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann, foram os únicos quadros do PSL que o apoiaram, o que contrariou o então presidente do partido, Major Olímpio.

Em sua fala, Doria exaltou o “novo” PSDB e fez indiretas a antigos dirigentes tucanos, ausentes no evento. “O novo PSDB toma decisões. O PSDB do passado está na história. A solenidade também contou a presença do prefeito Bruno Covas, do ex-deputado Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, do secretário Marco Vinholi, presidente estadual.