Título: Sessão extra hoje
Autor: Mello, Alessandra
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2012, Política, p. 5
Depois de quase três meses se dedicando ao mensalão praticamente em tempo integral, os ministros do Supremo farão uma sessão extraordinária hoje de manhã para julgar outras ações penais. A análise dos recursos apresentados pelos primeiros parlamentares condenados na Corte, o ex-deputado goiano José Tático (PTB) e Natan Donadon (PMDB-RO), ainda com mandato, poderá obrigar o cumprimento imediato da pena e diminuir as esperanças dos réus do mensalão de ficarem fora das grades.
Os ministros do Supremo condenaram Donadon em 28 de outubro de 2010 a 13 anos, quatro meses e 10 dias de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, sob a acusação de desviar R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. A Corte determinou o cumprimento da pena em regime fechado, mas o acórdão só foi publicado em 28 de abril de 2011. Uma semana mais tarde a defesa do deputado apresentou um embargo de declaração, que já entrou na pauta diversas vezes desde novembro sem nunca ser analisado.
Outro recurso previsto para ser julgado hoje é o apresentado pelo ex-deputado federal José Tatico. Em setembro de 2010, ele foi condenado a sete anos de cadeia em regime semiaberto por sonegação de contribuição previdenciária. O recurso foi apresentado em dezembro de 2010 e só agora, quase dois anos depois, os ministros vão analisar o caso. Há outros processos na pauta, entre eles dois inquéritos contra o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) e um contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).