Título: Pedido de ajuda
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2012, Economia, p. 13

Um pedido de ajuda por parte da Espanha para reduzir seus custos de empréstimos seria bem recebido pelo mercado e beneficiaria a Zona do Euro, disse ontem a chefe de administração da dívida do Tesouro italiano, Maria Cannata. Ela ressalvou que a Itália não tem planos de fazer isso, em entrevista à emissora de TV Sky Italia

Para Maria, os atuais yields (rendimentos) dos bônus de 10 anos do país, em quase 5%, poderiam ser mantidos indefinidamente, acrescentando que o nível é baixo segundo padrões históricos. “O mercado interpretaria (um pedido de ajuda) favoravelmente”, disse ela ao ser questionada a respeito da possibilidade de a Espanha solicitar auxílio do mecanismo de resgate da Zona do Euro.

“Acho que, no médio prazo, (o pedido da Espanha) seria positivo para toda a Europa, inclusive para nós”, completou, acrescentando que não há uma conexão automática entre um pedido de ajuda espanhol e uma iniciativa semelhante pela Itália.

O atual spread entre os títulos italianos e a dívida alemã não representa uma ameaça, emendou Cannata. Entretanto, ela avaliou que isso a prejudica a competitividade da economia italiana.