O Estado de São Paulo, n. 45952, 10/08/2019. Política, p. A6

 

'Serei o embaixador mais cobrado do mundo', diz Eduardo

Renato Onofre

10/08/2019

 

 

Deputado busca apoio de empresários e de outros diplomatas para vencer resistência à indicação entre senadores

Com resistências no Senado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) busca apoio de empresários e até de autoridades diplomáticas de países com representação no Brasil para endossar sua indicação ao posto de embaixador em Washington.

Anteontem, o governo americano emitiu o “agrément” ao nome de Eduardo – uma espécie de concordância ao nome do indicado. A expectativa é de que o presidente Jair Bolsonaro encaminhe na próxima semana a indicação formal de seu filho para votação no Senado.

“Independentemente da resposta que vier, sendo positiva ou negativa, eu vou aceitar. Caso positiva, irei para os EUA sabendo da responsabilidade. Sabendo que serei, provavelmente, o embaixador mais cobrado do mundo”, disse Eduardo ontem. Para Bolsonaro, se o filho não estiver “preparado”, pode ser “reprovado” pelos senadores.

O parlamentar vai se reunir na próxima segunda-feira com 20 empresários ligados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em um jantar organizado pelo presidente da entidade, Paulo Skaf. No encontro, antecipado pela Coluna do Estadão, o parlamentar avisou a Skaf que pretende “mais ouvir do que falar”.

No fim do mês passado, o secretário de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Wilbur Ross, esteve na entidade e discutiu a possibilidade de novos acordos bilaterais entre os dois países. A conversa servirá de base para o encontro dos empresários com Eduardo. A Fiesp também quer uma atuação mais incisiva do Brasil para atrair companhias americanas ligadas à área de infraestrutura.

Outro ponto de questionamento ao parlamentar é a construção de um acordo de livre-comércio entre Brasil e EUA, que poderia ser feito por meio do Mercosul ou bilateralmente. A entidade é favorável, mas acha que é necessária a inclusão de tarifas em alguns setores.

Além de empresários, o deputado voltou a circular nas rodas diplomáticas em Brasília. Anteontem, participou de evento na embaixada do Peru, onde recebeu apoio informal de representações diplomáticas de países vizinhos, como a Argentina.

Na segunda-feira passada, o parlamentar se reuniu com o chanceler Ernesto Araújo e com o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) para definir detalhes da chegada da indicação oficial do seu nome.