Título: Excluídos lamentam
Autor: Alcântara, Manoela ; Abreu, Roberta
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2012, Cidades, p. 23

Excluídos lamentam

A participação no sistemas de cotas sociais é exclusiva para os que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, independentemente dos outros critérios. Logo, todos aqueles que iniciaram o primeiro ano na escola privada estão excluídos na concorrência das vagas reservadas. Mesmo assim, quando forem disputar uma vaga nas universidades públicas, no primeiro vestibular de 2016, o percentual de 50% destinado aos que se enquadram na Lei Federal nº 12.711 estará em vigor.

Para ser possível participar pelas regras da nova norma, os estudantes precisam fazer a transição da rede privada para a pública no fim do 9ª ano. Os pais divergem sobre o assunto. Os que podem pagar um colégio dizem não querer a incerteza da qualidade da educação e das greves. “O nível da rede pública é muito baixo. Não vou mudar a minha filha, não compensa”, disse a dentista Yeda Parro, 48 anos. Para ela, Paula Parro, 14 anos, estudante do 9º ano, será prejudicada. “Passamos a vida investindo e, na hora de passar numa federal, as chances diminuem em 50%”, lamentou.

É preciso ainda analisar as possibilidades a partir do número de estudantes nas duas redes educacionais. Existem hoje 86 instituições do governo que ministram o ensino médio e cerca de 100 na rede paga. Mesmo assim, o número de alunos que serão beneficiados pelas cotas é três vezes maior. São cerca de 85 mil alunos no ensino médio público, contra aproximadamente 26,5 mil em escolas privadas.